Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 08:26

    Imprimir


Até o próximo ano a Mineradora Yamana terá investido no Estado US$ 36 milhões para a reabertura da mina "São Vicente" e a abertura da mina "São Francisco", ambas localizadas na região de Pontes e Lacerda (448 quilômetros a Oeste de Cuiabá). Das duas minas, a Yamana estará extraindo 4,5 toneladas/ano de ouro, produção que tem como destino o mercado financeiro e que corresponde ao potencial das minas.

A Yamana que vai 500 empregos diretos no Estado também projetará Mato Grosso como o 3º maior produtor de ouro no País, colocação ocupada atualmente pela Bahia. "Acreditamos que esta alteração no ranking aconteça até julho de 2005. Seremos a maior produtora de ouro do Estado", aponta o diretor geral da Yamana, Antenor Silva.

O diretor geral da Yamana, Antenor Silva, esteve ontem em uma visita de cortesia ao secretário especial de Meio Ambiente, Moacir Pires, e aproveitou para reafirmar o compromisso da empresa com a preservação ambiental.

"Achamos importante manter o contato com a Fema, pois nunca tivemos problemas com o meio ambiente e vamos continuar cumprindo com as leis ambientais. A empresa já está devidamente licenciada e vamos trabalhar para o desenvolvimento de Mato Grosso, mantendo o compromisso com a preservação ambiental", assegurou Silva.

O secretário explicou que a meta do Estado é o crescimento, mas sem agressão ambiental, "portanto, as empresas que vierem para contribuir com este crescimento, sem se esquecer dos seus deveres para com a preservação ambiental, terão todo o apoio da Fema", observou Pires.

Com uma operação denominada "revest take over", a empresa Santa Elina, instalada em Mato Grosso desde 1994, obteve o controle da canadense Yamana, que permanece sendo dirigida pelos antigos donos da Santa Elina. A atual Yamana, está há um ano em operação no Estado realizando estudos que apontaram a viabilidade da reabertura da "São Vicente", por exemplo. "Por enquanto não temos estudos que nos apontem outros regiões mato-grossenses com potencial aurífero, mas se houver, estaremos investindo para aumentar a nossa produção", explica Silva.

A Yamana é controlada por brasileiros e tem sede em São Paulo. "A retomada do preço do ouro contribui para retomarmos a atividade aqui em Mato Grosso", completa o diretor.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377819/visualizar/