Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 20:30

    Imprimir


Um total de oito estados dos EUA e a cidade de Nova York apresentaram uma ação contra um grupo de empresas energéticas, às que consideram as responsáveis de 10 por cento das emissões de dióxido de carbono no país.

Segundo informam fontes da procuradoria da cidade de Nova York, os demandantes incluem também os estados da Califórnia, Connecticut, Iowa, Nova Jersey, Nova York, Rhode Island, Vermont e Wisconsin.

Com esta iniciativa, qualificada de "histórica" por seus promotores, trata-se de conseguir um "forte redução" das emissões de dióxido de carbono que são produzidas nos Estados Unidos.

As companhias que foram acionadas pelos procuradores destes estados e de Nova York são American Electric Power Company; Southern Company; Tennessee Valley Authority; Xcel Energy Inc, e Cinergy Corporation.

Segundo a demanda, estas empresas exploram um total de 176 usinas energéticas num total de 20 estados, onde queimam combustível que gera cerca de 650 milhões de toneladas de dióxido de carbono ao ano, o provoca um agravamento do chamado "aquecimento global".

Esta cifra supõe quase a quarta parte das emissões anuais de dióxido de carbono que produz a indústria energética nos Estados Unidos e cerca de 10 por cento do total nacional.

Com esta iniciativa legal, segundo esclareceram os demandantes, não se busca uma compensação monetária, mas só uma redução da poluição.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377852/visualizar/