Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 15:22
Por: Alessandro Greco

    Imprimir


São Paulo - O professor Reynaldo Pinto, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), conseguiu ligar neurônios reais a um computador que simulava um neurônio, o chamado neurônio artificial. Ele usou 14 dos 30 neurônios responsáveis pela mastigação do siri-azul, que foram ligados a um computador que imitava o comportamento de um neurônio.

Reynaldo e seu aluno de doutorado Marcelo Reyes descobriram, ao fazer o experimento, que um deles tinha função ímpar no sistema: sem ele, a mastigação não ocorria; e conseguiram fazer que o computador fizesse o papel desse neurônio ímpar.

"Mostramos que era possível usar um neurônio artificial para restabelecer o funcionamento do sistema", afirma Reynaldo. O próximo passo da pesquisa é tentar substituir mais de um neurônio biológico por um artificial e fazer que o sistema continue a funcionar.

A descoberta pode ter implicações no futuro. "Entender esse funcionamento é uma forma de um dia substituir circuitos biológicos que foram danificados, por exemplo, por um acidente", afirma.

Outra linha de pesquisa mais ousada é tentar fazer que um neurônio artificial mande uma informação para o neurônio biológico e modifique o seu comportamento.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377908/visualizar/