Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 09:38
Por: Najla Passos

    Imprimir


O incremento da parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi o tema da audiência, na tarde desta terça-feira (20.07), em que o governador Blairo Maggi recebeu o representante oficial do PNUD no Brasil, Carlos Lopes. Conforme Lopes, só o programa de Conservação e Usos Sustentável da Biodiversidade das Florestas de Fronteira do Noroeste do Estado ainda dispõe de US$ 5 milhões para serem aplicados em Mato Grosso.

O programa prevê ações de desenvolvimento sustentável para serem desenvolvidas, durante cinco anos, nos municípios de Aripuanã, Castanheira, Cotriguau, Juína, Juruena, Colniza e Rondolândia. É executado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema), com o apoio das secretarias de Agricultura e Planejamento, Empaer, Prefeituras da região, Organizações civis e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O valor total do projeto é de US$ 6,7 milhões.

O PNUD mantém outros dois projetos em parceria com o Estado, que visam, principalmente, desenvolver o conceito de zoneamento ambiental ecológico, implementando ações de desenvolvimento regional que não prejudicam o meio ambiente. “Nosso objetivo é integrar população, economia e preservação ambiental, introduzindo métodos e tecnologias ecológicas”, afirma Lopes.

Conforme o representante do PNUD, o governador afirmou que o projeto contará com seu carinho pessoal para ser bem sucedido em Mato Grosso. “O projeto tem tudo para se transformar em um exemplo para o país, em função do enfoque integrado proposto. Além disso, trata-se de uma região rica em biodiversidade, etnias e culturas indígenas”.

MODERNIZAÇÃO – O representante do PNUD no Brasil também apresentou ao governador Blairo Maggi o programa de modernização administrativa desenvolvido pelo órgão para as áreas fazendárias e de gestão. “Mato Grosso cresce 8% ao ano. É o melhor resultado do Brasil. Queremos ajudar a fazer com que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresça na mesma proporção”, esclareceu.

Lopes destacou que hoje Mato Grosso já ocupa um bom posto no ranking brasileiro, com o 9º lugar em IDH. “O objetivo das Nações Unidas, assim como o do Governo Maggi, é que esta posição melhore cada vez mais. Nós tivemos uma discussão inicial bastante promissora sobre a adoção do projeto”, acrescentou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/377968/visualizar/