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Economia
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 09:33
Por: Rosi Medeiros

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O artesanato de Mato Grosso terá uma marca que identificará as obras produzidas pelos artesãos do Estado, como forma de proporcionar uma identidade maior dos produtos mato-grossenses, ajudando na valorização do setor. A marca apresentada pela diretoria do Sebrae/MT foi aprovada pelo governador Blairo Maggi, nesta terça-feira (20.07), durante reunião, no Palácio Paiaguás.

O designer criado representa a força do artesanato mato-grossense por meio da união. A marca foi inspirada na fibra de coco patauá, formando um entrelaçado de fios. “Elas mostram que as fibras são pequenas e frágeis, mas que juntas se tornam fortes e rígidas. É um pouco da idéia do que é o artesanato uma estrutura de pequenos negócios, que juntos se tornam fortes”, descreveu o designer Giulio Venaccia, no trabalho de apresentação. O designer italiano, reconhecido internacionalmente por seu trabalho, foi o responsável pelos estudos e criação da marca. O trabalho foi desenvolvido pelo Sebrae dentro do Programa de Artesanato de Mato Grosso promovido pela entidade.

“A marca cria uma unidade para todo artesanato produzido no Estado. Em qualquer lugar do Brasil ou do mundo as pessoas identificarão os produtos mato-grossenses”, disse o secretário de Planejamento, Yenês Magalhães. De acordo com diretora técnica do Sebrae, Leide Garcia Novaes Katayama, a proposta é agregar valor ao artesanato produzido em Mato Grosso, auxiliando na comercialização em outros Estados dos países e no exterior. “Agora, por exemplo, teremos uma rodada de negócios do artesanato brasileiro, em Salvador (BA). Nós tínhamos essa necessidade de ter uma marca dentro de uma proposta estadual de artesanato”, explicou, reforçando que dessa forma o produto não ficará individualizado, mas como parte de uma obra de uma região.

A Seplan ficou responsável pela coordenação de envolver as entidades para aplicação do projeto. “Nós vamos nos reunir com Sebrae, entidades ligadas ao comércio, turismo, associações de artesãos, enfim com vários segmentos para apresentar a marca e discutir as formas de implementar a proposta”, explicou Magalhães. Uma das propostas para aplicação da marca é a vinculação da liberação dos incentivos, que o Governo disponibiliza aos artesãos, mediante ao uso da marca. “O Estado tem linhas de financiamento ou doação de recursos para incentivo do setor. Nós vamos estudar uma forma de formatar a Lei para que a marca seja obrigatória na captação de recursos do Estado”, disse o secretário.

FORÇA - A estimativa do Sebrae é que o Estado tenha cerca de 120 mil artesãos. No Brasil o setor é responsável por 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados apresentados pelo Sebrae, o que representa um faturamento de R$ 28 bilhões anuais. O número de empregos gerados pela atividade também é significativo são 8,5 milhões de postos de trabalhos no país.




Fonte: Secom - MT

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