Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Julho de 2004 às 13:57
Por: Janaína Pedrotti

    Imprimir


Mais de 300 nomes disputam administrações municipais pelo Estado. Mato Grosso já tem 286 candidatos a prefeito, esses foram os pedidos de registros encaminhados até sexta-feira ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) pelos cartórios eleitorais. Ainda faltam informações de 32 municípios, portanto, a disputa por uma vaga como administrador será ainda mais concorrida.

A capital conta, até o momento, com o maior número de chapas para a disputa majoritária, com oito inscrições. Outros municípios que também apresentam quantidade significativa de candidatos a prefeito são Pontal do Araguaia, Barão de Melgaço, Cáceres e Tangará da Serra, todas com cinco nomes nesta categoria. Isso considerando apenas os dados encaminhados oficialmente ao tribunal.

Em Rondonópolis, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, as informações ainda não tinham sido encaminhadas ao cadastro geral de pedidos de registros, no momento da consulta. Vale lembrar que mesmo após a publicação dos editais com os registros de pedidos, todas as candidaturas podem receber indicação para impugnação, no prazo de cinco dias, a contar de sua data de veiculação. Em Várzea Grande, três candidatos solicitaram registro para concorrerem à prefeitura.

Há cidades em que a disputa, aparentemente, não será acirrada já que apenas um nome consta para candidatura à prefeitura. Caso de São José dos Quatro Marcos, com Antônio de Andrade Junqueira (PP), Tabaporã, onde disputa Paulo Rogério Riva (PTB), Nova Marilândia, como candidato José Aparecido dos Santos (PFL), Planalto da Serra, com Jairo Secundino Hipólito (PPS), Campos de Júlio, onde está José Odil da Silva (PFL), Conquista d' Oeste, com Walmir Guse (PFL), Indiavaí, Valteir Quirirno dos Santos (PPS), e Ipiranga do Norte, com candidato único Ilberto Effting (PPS).

Na disputa polarizada entre dois nomes estão 49 municípios, neste caso a decisão nas urnas será definida até entre partidos aliados em cenário estadual. Caso de Matupá, que recebeu o registro de dois candidatos: Maria Cristina Bertinetti (PPS) e Valter Miottto Ferreira (PFL).

No entanto, em outras regiões, o antagonismo dos partidos na administração federal reflete na eleição municipal, como em Ribeiraozinho, onde o PFL e PT se enfrentam nas urnas, com seus respectivos candidatos: Eraldo Vera e Maria Lúcia Simões.

A estimativa do TRE é que para essas eleições o número de candidatos seja equivalente ao registrado durante o pleito passado, de 2000, com 8,5 mil nomes, isso considerando tanto a disputa por prefeituras como pelas câmaras municipais.

Nem mesmo a redução no número de vereadores alterou a projeção inicial do órgão. Neste ano, mais duas cidades terão eleições municipais, com 141 municípios envolvidos no contexto estadual.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário