Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 09 de Julho de 2004 às 10:53

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já identificou as seções onde votam 80 deficientes visuais e 65 deficientes físicos. Essa medida permite a preparação especial dessas seções e locais de votação. As informações foram repassadas pelo Instituto dos Cegos e pela Associação Coxipoense dos Deficientes Físicos. O TRE/MT também aguarda a lista prometida pela Associação Mato-grossense de Deficientes.

Já o eleitor portador de deficiência que não estiver filiado a nenhuma entidade, pode procurar os Cartórios Eleitorais ou telefonar para a Corregedoria Eleitoral (65 648 8010), informando a sua necessidade especial.

As urnas eletrônicas onde também votam eleitores cegos serão programadas de maneira que o eleitor possa usar um fone de ouvido. Esse acessório permitirá que o cego receba o retorno de uma gravação de cada tecla acionada, sem quebrar o sigilo do voto. Além disso, as teclas de todas as urnas eletrônicas foram fabricadas com o código braile impresso em suas faces.

À medida que as listas forem chegando no TRE/MT, os juízes serão informados para que também acionem as Prefeituras Municipais, a fim de serem providenciadas rampas de acesso nos locais de votação onde também votam eleitores que usam cadeiras de rodas (cadeirantes), explicou o presidente do Tribunal, desembargador Flávio Bertin.

Os 80 eleitores relacionados pelo Instituto dos Cegos votam em 72 seções. Na relação constam eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e algumas cidades do interior. Isso também ocorre quanto à lista fornecida pela Associação Coxipoense de Deficientes que, embora sendo uma entidade de uma região de Cuiabá, indicou eleitores de outras cidades. Os 65 eleitores dessa Associação votam em 54 seções.




Fonte: Assessoria/TRE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378377/visualizar/