Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 09 de Julho de 2004 às 09:37

    Imprimir


O jornal americano New York Times afirma hoje, citando um importante funcionário do governo dos EUA, que o terrorista saudita Osama Bin Laden está incitando um novo ataque terrorista contra o país. Conforme o diário, o plano está sendo dirigido pelos mais altos níveis da Al-Qaeda.

O jornal prossegue dizendo que Bin Laden, que estaria escondido na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, aparentemente não é o líder da ação como fez com os ataques de 11 de setembro de 2001. Ele seria apenas um incentivador do novo ataque, assim como seu lugar-tenente, Ayman Al-Zawahiri.

Estas informações teriam sido obtidas pelos serviços de inteligência dos EUA durante interrogatórios de integrantes da Al-Qaeda capturados no Afeganistão, Paquistão e Iraque. A fonte do Times afirmou que os detidos não se referem especificamente a instruções de Osama Bin Laden, mas deixaram claro que as ordens vinham de altos líderes da rede terrorista.

Fontes da luta antiterrorista americana vêm dizendo há semanas que cresceram as preocupações quanto a novos ataques terroristas organizados pela Al-Qaeda. Ontem, o secretário de Segurança Interna, Tom Ridge, alertou que a rede terrorista poderia realizar atentados durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos, no dia 2 de novembro. Um dia antes, funcionários da CIA, FBI e departamento de Segurança Interna também advertiram sobre a possibilidade de novos ataques.

Apesar dos alertas, o governo americano reconhece não ter qualquer informação sobre o suposto plano de ataque. De acordo com Tom Ridge, não há dúvidas de que a Al-Qaeda pode perpetrar um atentado de grande magnitude, mas até o momento os Estados Unidos não têm informações sobre o local, o momento preciso e o método que a rede terrorista pretende utilizar.

Entre os possíveis alvos apontados estão as convenções dos partidos Republicano, em setembro em Nova York, e Democrata, no final deste mês em Boston, para designar oficialmente seus candidatos nas eleições presidenciais de 2 de novembro.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378383/visualizar/