Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 08 de Julho de 2004 às 13:39

    Imprimir


São Paulo - O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou resolução que classifica os resíduos de amianto como lixo tóxico de Classe D, perigosos para a saúde, e exige sua colocação em aterros especiais, segundo a Agência Brasil. A decisão foi tomada na quarta-feira.

A decisão se baseou no Critério de Saúde Ambiental 203, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que desde 1998 afirma que a exposição ao amianto crisotila aumenta os riscos de asbestose, câncer de pulmão e mesotelioma e "que nenhum limite de tolerância foi identificado para os riscos de câncer".

A decisão modifica a resolução 307/2002, que trata de resíduos da construção civil. Assim, telhas e demais materiais que contenham amianto passam a ser considerados tóxicos e perigosos como tintas, solventes e óleos, assim como entulhos de demolições e reformas de clínicas radiológicas e de instalações industriais.

O amianto é utilizado também na indústria têxtil, na produção de roupas e equipamentos de proteção anti-incêndio, e na indústria automobilística, na fabricação, montagem e manutenção de sistemas de freio e embreagem.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378471/visualizar/