Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 14:35
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


O abastecimento de água em bairros atendidos por sistemas isolados (poços artesianos) pode ficar comprometido durante o período de seca, que vai de julho até o início de outubro. O calor intenso provoca aumento de consumo e a ausência de chuva, queda da vazão. O sistema de poços artesianos representa 10% dos 210.760 metros cúbicos de água tratada produzidos pela Companhia de Saneamento de Capital (Sanecap). Se não houver uma racionalização no uso, pode haver desabastecimento.

O alerta vem do engenheiro civil Édio Ferraz Ribeiro, gerente de Distribuição da Sanecap. Na região do CPA o problema ameaça os bairros Três Barras, Jardim Umuarama, Altos da Glória, Altos da Serra, João Bosco Ribeiro, Nova Conquista, Doutor Fábio e 1º de Março. Correm o mesmo risco Jardim Industriário I e II, Parque Nova Esperança, Pascoal Ramos, São Sebastião, São Francisco e Jardim Passaredo.

"Nesta época do ano a vazão dos poços artesianos cai em pelo menos 30%. Se não houver mudança de comportamento teremos sérios problemas de abastecimento", explica ele. Em Cuiabá, há 52 poços artesianos e cinco áreas de Estações de Tratamento de Água (ETAs), que colhem água do rio para abastecer 90% da cidade (sistema superficial). Desta forma, os dois sistema trabalham 22 horas por dia.

"A presença da piçarra, um tipo de rocha quase impermeável, impede uma absorção mais eficiente de água. As boas condições de exploração são determinadas pelo tipo de rocha", explica.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378561/visualizar/