Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 05 de Julho de 2004 às 15:20

    Imprimir


A Associação Mato-Grossense de Audiovisual (AMAV/ABD-MT) em parceria com o Sesc Arsenal realizam no período de 06 a 18 de julho a Mostra João Batista de Andrade – O Cinema e a Construção de Contra-História. As sessões ocorrem no CineSesc, às 18 horas na primeira semana e às 20 horas na segunda semana. Vale lembrar que a entrada é franca.

A Mostra exibirá filmes de ficção e documentários premiados mundo afora, além de produções para televisão, especialmente para o Globo Repórter, como é o caso do censurado Wilsinho Galiléia (1978). A realização do evento representa a retomada do Projeto Vem Ver Cinema e inaugura a parceria que o SESC Arsenal e a AMAV/ABD-MT firmaram para o desenvolvimento permanente de ações que contribuam com a consolidação do cinema e do audiovisual em Mato Grosso.

Considerado protagonista de um cinema que não se cala diante da dura e crua realidade seja urbana ou rural, João Batista de Andrade expõe as mazelas e as esperanças vivenciadas pelos personagens e pelo país em diferentes épocas. Sua obra, além de expor a diversidade das faces do país, revela um grande diretor, suas inquietações e seu permanente desejo de mudar o mundo, A montagem da retrospectiva foi coordenada nacionalmente por Assunção Hernandez, mulher (há 40 anos) do diretor e produtora de seus filmes. O curador foi Newton Cannito que fez uma bela entrevista com o diretor para o volume e faz observações pertinentes sobre o seu trabalho. Em Mato Grosso, a Mostra é coordenada pelo diretor da AMAV-ABD-MT, Sérgio Brito, a produção executiva de J. Paulo Traven, produção gráfica de Leonardo Sant´Ana e apoio técnico de Nicélio Acácio.

Na noite da estréia, (terça-feira, 06), os espectadores poderão conferir o documentário, produzido para TV, Migrantes - um diálogo entre um migrante que mora em baixo de uma ponte e um paulistano que passa pelo local – e a ficção O Tronco – um filme épico que mostra o conflito entre o poder central e um grande senhor de terras. Após a exibição será realizado um debate com produtores locais

Trajetória – João Batista de Andrade nasceu em 1939 em Itaituba – Minas Gerais. Ao longo da carreira, iniciada em 63, produziu de forma diversificada. Fez documentários, filmes para a TV Globo e Cultura e ainda dirigiu onze longa-metragens. Foi presidente da Associação de Cineastas de São Paulo e da Cinemateca Brasileira. Atualmente, preside o Cinemar (Instituto do Homem, Audiovisual e Meio Ambiente, em São Paulo). O primeiro documentário foi Liberdade de Imprensa, marco brasileiro no gênero.

Participante ativo de movimentos sociais dirigiu também Greve!, documentário sobre o movimento operário. Tem ainda vasta experiência em televisão. Foi repórter especial do telejornal A Hora da Notícia, editado por Wladimir Herzog, onde dirigiu vários curta-metragens documentais premiados.

Ao lado de diretores como Eduardo Coutinho, Walter Lima Jr., Maurice Capovilla e Paulo Gil Soares, Batista foi um dos diretores do período áureo do Globo Repórter. Como romancista tem três livros publicados. É também doutor em Comunicação pela ECA-USP de onde foi professor de realização cinematográfica, na década de 70.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378889/visualizar/