Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 20:03

    Imprimir


A viagem no tempo está apenas no começo. Na noite desta sexta-feira, um clima de nostalgia toma conta do auditório da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. No palco, artistas como a cantora de marchinhas Emilinha Borba, consagrada musa do rádio no início da década de 50.

Antes dela, cantam no auditório da Rádio Lucinha Lins, Carmélia Alves, Jamelão, Cauby Peixoto e Marlene. Personagens que fazem parte da história da emissora que nesta sexta-feira renova suas instalações e seu encanto, relembrando a melodias do passado e abrindo espaço para novos talentos.

A festa, que começa às 20h, terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tudo isso no mesmo local onde, em 1936, a Rádio Nacional foi inaugurada: o edifício A Noite, prédio número 7 da Praça Mauá, centro do Rio. De lá, foram transmitidas as radionovelas que deram início a um tipo de dramaturgia muito especial capaz até de dividir o cotidiano dos brasileiros em antes ou depois de cada programa.

Na década de 40, as radionovelas Em busca da Felicidade e O Direito de Nascer emocionavam o país. Pela emissora, passaram atores imortais como Walter D'Ávila, Mário Lago, Oduvaldo Viana, Paulo Gracindo e Henriqueta Brieba. Os cantores mais respeitados da época se enfrentavam em concursos badalados nos palcos e auditórios agora restaurados. As obras começaram em janeiro deste ano. Financiadas pela Petrobrás, custarão ao todo R$ 1,7 milhão.

Além da reforma física, novos equipamentos foram comprados. "Adquirimos um transmissor de 50 quilowatts que irá substituir o velho, que tem quase 30 anos e está precisando descansar um pouco", brinca Cristiano Menezes, chefe do escritório da Radiobras no Rio de Janeiro. Mas as reformas e a compra de aparelhos são parte apenas da primeira fase da reforma.

O segundo momento será marcado pela construção do espaço físico do Museu Rádio Nacional e a recuperação do 20° andar do prédio. Espaços dedicados a recuperar o prazer de, usando apenas um sentido, ser informado e emocionar-se.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/378985/visualizar/