Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 11:10
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


O Governo de Mato Grosso irá apresentar na IV edição da Amozontech as ações que vem desenvolvendo para promover o desenvolvimento econômico aliado a preservação ambiental da única região do país a abrigar três ecossistemas: floresta, cerrado e pantanal. O Amazontech será realizado entre os dias 16 a 21 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Esta será a primeira vez que o evento será de âmbito internacional reunindo representantes dos outros oitos países que compõe a Amazônia Legal e os governos dos nove Estados.

Para o secretário de Comunicação Social do Estado, José Carlos Dias, o evento representa oportunidade de Mato Grosso se posicionar enquanto Estado Amazônico. “O objetivo é fazer com que as pessoas entendam os nossos projetos de sustentabilidade, do uso racional do solo e de preservação ambiental. Mato Grosso é um dos Estados onde a política ambiental está mais avançada, e por ser um Estado de alta produtividade, não somos bem compreendidos”, disse o secretário, durante reunião com todos os assessores de imprensa do Governo do Estado e o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, para decidir a cobertura do evento.

Nove ministros já confirmaram participação no evento, sendo seis como palestrantes. Ainda está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do Amazontech. Outros oito embaixadores dos países que compõe a Amazônia Continental - Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru e Venezuela – também farão parte das discussões de um modelo de desenvolvimento sustentável da região.

Durante o evento, o Governo de Mato Grosso irá apresentar as ações executadas na área da habitação, geração de emprego e renda, segurança pública, saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento rural, turismo, recuperação e pavimentação de estradas, indígena.

“Foi uma exigência do governador aos organizadores do Amazontech de que fosse incluída nas discussões a questão indígena. Então além do Fórum que terá no evento sobre o assunto, o governador também irá se reunir com os 40 caciques que representam as etnias do Estado”, informou o secretário de Planejamento, Yenês Magalhães. A reunião com as lideranças indígenas será para avaliar o que já foi feito na atual gestão e os próximos passos da política indígena no Estado.

“O Amazontech será uma oportunidade para apresentar à população brasileira e internacional, já que está confirmada a vinda de uma delegação de 200 pessoas de oito países, os resultados dos programas desenvolvidos pelo Governo de Mato Grosso, que estão sendo realizadas de forma diferente”, disse o secretário.

Entre os projetos estão os investimentos em educação, como a construção de escolas com espaços atrativos, com piscina, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, onde os alunos possam desenvolver todas as atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas. O programa de moradia popular, incluindo entre os beneficiados policiais militares, índios, e conjuntos habitacionais com toda infra-estrutura.

No evento também será apresentada duas vitrines tecnológicas, uma delas será sobre o projeto “Vida Nova”, uma demonstração prática de como uma família de cinco pessoas pode sobreviver em apenas 1,26 hectare ou cerca de 12,6 mil metros quadrados, produzindo para subsistência e da renda com a comercialização do excedente da produção. Outra apresentação será da Cidade Alternativa, projeto do Governo, da produção de plantas medicinais.

EVENTO - O Amazontech é um evento científico, tecnológico, empresarial e governamental, focado na geração de negócios compatíveis com a conservação dos ecossistemas. É promovido pelo Sebrae Nacional e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o apoio do Governo de Mato Grosso. Durante os seis dias do evento terão cinco conferências, 18 fóruns, 51 palestras, seis mesas redondas, 19 cursos, 19 oficinas, três rodadas de negócios, uma rodada de projeto, uma feira, uma vitrine viva e nove eventos institucionais, além de eventos culturais.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379084/visualizar/