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Politica Brasil
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 10:17
Por: José Luiz Laranja/Alana Casano

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Desde que assumiu o mandato, o deputado Dilceu Dal`Bosco vem cobrando, junto ao poder Legislativo busca uma solução para melhoria da BR-163. Há poucos meses um possível fechamento da rodovia chegou a ser articulado em uma reunião entre as lideranças políticas, a sociedade civil organizada e, empresários da região de Sinop. Nem a operação tapa-buracos promovida pela prefeitura de Sinop foi suficiente para amenizar os problemas e os riscos de trafegar na rodovia. Outros deputados que compõem a bancada do norte também defendem a questão.

Devido a esse trabalho dos parlamentares, com o apoio do governo do estado de Mato Grosso, e do deputado federal Ricarte de Freitas (PTB), a questão da BR163, chegou ao governo federal, que sob o Decreto de Lei de 15 de março de 2004 do presidente da República, criou o Grupo de Trabalho Interministerial - GTI.

A comissão que tem como finalidade elaborar e coordenar a implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Região de Influência da Rodovia BR163 é formada por representantes de 13 ministérios. Após reuniões e a averiguação in loco dos componentes do grupo sobre a real necessidade da rodovia e o caos social, político e econômico que isso tem causado ao estado, algumas ações foram definidas.

Nem privatização, nem as PPP´s– (Parceria Público Privada), o projeto foi elaborado baseado na Lei das Concessões 8987/95, e a preocupação maior do Grupo de Trabalho Interministerial é seguir a norma do governo que exige o cumprimento efetivo à agenda de execução da obra para poder atingir assim o tempo estipulado.

Conforme segue a programação do GTI, que pretende no segundo semestre de 2004 aprovar a licitação e em 2005 dar início às obras, uma operação emergencial seria feita para amenizar o problema. “Até agora nada foi resolvido. Sabemos que a obra será feita, porém, a operação tapa-buracos prometida pelo governo federal até que seja licitada e iniciada efetivamente a obra, não foi cumprida”, frisou Dilceu.

O trecho entre Sinop e Santa Helena não existe condições de trafegabilidade, muito menos de segurança. E não menos crítico está a rodovia entre Sinop e Sorriso, intransitável.

Dal´Bosco solicitou ao Coordenador do Denit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte), Cinézio Nunes de Oliveira, que a situação fosse revista e estudada haja visto a urgência e a realidade da BR-163.

“O contrato de manutenção do trecho entre Sinop e Santa Helena está retido no Tribunal de Contas da União, e um outro edital para restauração desse trecho levará em torno de 60 dias para percorrer os trâmites legais”, justificou o coordenador do Denit.

“Já o trecho que compreende Sorriso e Sinop, as obras estavam paradas por que a empresa que detêm o contrato para recuperação não estava recebendo do governo federal. Mas, estará sendo transferido o saldo de um contrato para realizar os serviços de manutenção nesse trecho que são aproximadamente 45 km”, explicou o coordenador ao deputado Dal´Bosco.




Fonte: Assessoria/AL

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