Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 10:13
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen-MT), José Antônio Vieira, fez nesta quarta-feira (30.06) um balanço das ações desenvolvidas no Estado, durante a realização da III Semana Estadual de Prevenção às Drogas. "Acreditamos ter alcançado as metas previstas pela equipe do Conen-MT, de sensibilizar e conscientizar a sociedade para as atividades que reduzam a demanda e a oferta de drogas", disse ele.

A III Semana Estadual de Prevenção às Drogas e a VI Semana Nacional Antidrogas, foram realizadas no período de 15 a 26 deste mês, no Auditório do Detran, em parceria com várias instituições.

Desde 1999, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), vem realizando o evento nas capitais brasileiras. O objetivo é propagar o conhecimento relativo à problemática das drogas buscando o engajamento da sociedade para com a questão através da promoção de ações centradas no desenvolvimento integral da pessoa humana e dos valores éticos, culturais e de cidadania.

Entre as estratégias utilizadas para que os objetivos sejam alcançados está a socialização de conhecimentos e informações relativas ao assunto.

Para o presidente do Conen-MT, essa postura do Governo Federal significa uma quebra de paradigmas. "Para que tenhamos resultados positivos não podemos prescindir do trabalho de conscientização e comprometimento do cidadão sobre aos prejuízos individuais e sociais do uso indevido e do tráfico ilícito de drogas", salientou ele.

EVENTOS - Em Cuiabá, durante a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, foram proferidas palestras nas Escolas Estaduais, Presidente Médici, Cesário Neto, Raimundo Pinheiro, André Avelino, e em colégios particulares, como Expressão e São João Bosco.

Nas palestras direcionadas aos estudantes de Cuiabá e Várzea Grande, foram abordados temas como as conseqüências do uso e abuso de drogas, AIDS x Drogas, Acidentes x Drogas. Nas universidades (Univag, Unirondon e UFMT), foram realizados pelas equipes do Detran, Secretaria Estadual de Saúde e Batalhão de Transito, arrastões para a entrega de folhetos educativos.

Outro evento significativo da programação foi a transmissão pelo sistema Interligs da Assembléia Legislativa (Auditório Milton Figueiredo), do Seminário Internacional "Políticas Públicas sobre Drogas", realizado em Brasília, no dia 21 de junho. O seminário contou com a participação de 72 países, representantes de várias instituições que puderam trocar informações sobre os vários modelos de políticas públicas implantados em países como Inglaterra, Suécia, Brasil, Países Baixos, Reino Unido, Itália, Portugal e Suécia.

Em Cuiabá, no dia 24 deste mês, uma Audiência Pública, na Assembléia Legislativa, discutiu a implantação da Frente Parlamentar Antidrogas no Estado, com a participação de 60 pessoas entre estudantes e profissionais da área de ensino, saúde, militares e sociedade civil.

O projeto Beber e Dirigir, em parceira com a Secretaria Nacional Antidrogas - Senad, Gabinete de Segurança Institucional, Volvo, Fecombustíveis, Denatran e Faculdade Rui Barbosa, e em Mato Grosso, com o Sindipetróleo, levou à população informações e material educativo sobre o assunto.

De acordo com José Antônio Vieira, a transmissão pela Senad da Rede Social, por meio do Ministério da Fazenda, em Cuiabá, com a participação de 18 representantes de entidades governamentais e não governamentais, também foi outro ponto bastante positivo. "Considerando a importância do evento e de seu conteúdo já estamos planejando a realização da 1ª Conferencia Estadual sobre Rede Social", adiantou ele. O espaço Ganha Tempo, um local de grande fluxo e concentração de várias instituições e serviços públicos, foi utilizado para abordagem educativa, atingindo a um público de 100 usuários.

Além dessas atividades, no dia 22, foi realizado no Parque Massairo Okamura, a Terapia Comunitária, com a participação das profissionais de Brasília, a psicóloga Maria Íris Guimarães e a fisioterapeuta, Perlucy dos Santos, ambas terapeutas comunitárias que desenvolvem um trabalho na área de saúde e recuperação. O público presente, de aproximadamente 150 (cento e cinqüenta pessoas), participou ativamente das atividades desenvolvidas no parque.

O encerramento da Semana de Prevenção às Drogas aconteceu no dia 26 com a III Caminhada Pela Vida, que contou com a participação de 600 pessoas, entre estudantes, professores de escolas de Cuiabá e Várzea Grande, militares, empresas e integrantes do Centro de Convivência para a 3ª Idade e sociedade em geral.

"Um número cada vez maior de pessoas estão se envolvendo de forma significativa nesse trabalho ficando como saldo positivo a perspectiva de que novos projetos sociais na área da Redução da Demanda de Drogas estejam sendo implementados", salientou José Antonio Vieira.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379161/visualizar/