Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Junho de 2004 às 17:33

    Imprimir


As férias escolares chegaram. Crianças e adolescentes passam mais tempo em casa e conseqüentemente usam mais energia elétrica. Para evitar o desperdício e não aumentar o valor da conta de luz, o engenheiro eletricista do Setor de Mercado da Superintendência Metropolitana da Cemat, Fernando Gadenz, dá algumas dicas de economia que servem não só para as crianças e também para toda a família.

As principais são estipular o número de horas que a criança passa assistindo televisão, evitar abrir a geladeira toda hora e apagar a lâmpada ao sair dos ambientes. Esses passos já são importantes para a adoção do uso racionalizado de energia elétrica.

O engenheiro destaca também que basta prestar atenção no tempo para evitar o uso desnecessário de lâmpadas, ventiladores e condicionadores de ar. "Muitas vezes a luminosidade oferecida por uma janela é suficiente para iluminar um ambiente, e acende-se uma lâmpada apenas por hábito".

As lâmpadas fluorescentes sempre valem a pena. Elas iluminam melhor, duram mais e consomem até 80% menos energia. O carro-chefe de consumo de energia elétrica é o ar condicionado de 12.000 BTU´s. Ligado 8h por dia, nos trinta dias do mês, o aparelho consome 408 kWh.

O chuveiro na posição inverno é o segundo em gasto de energia. Ligado 40 minutos por dia, durante um mês, o chuveiro registra consumo de 80 kWh.

Sendo assim, ligar ventiladores ou ar condicionado só pelo hábito de ouvir o "barulhinho", mesmo em dias de temperatura amena, pode sair mais caro. Para as crianças que preferem a diversão ao ar livre, soltando pipas, é bom sempre lembrar de brincar com segurança, escolhendo locais abertos e sem a presença de cabos de energia.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379186/visualizar/