Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 30 de Junho de 2004 às 15:40
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A religiosidade marcou ontem a Festa de São Pedro, realizada há 23 anos no Distrito de Bom Sucesso, uma das comunidades mais antigas de Várzea Grande. Visitantes, devotos e fiéis ficaram emocionados com a homenagem ao santo protetor dos pescadores. Durante todo o dia, a Associação de Pescadores de Bom Sucesso, que realizada a festa, aguardava a presença de 15 mil a 20 mil pessoas.

A festa começou com uma alvorada de fogos, seguida de uma missa na Igreja Divino Espírito Santo, que foi pequena para abrigar tantos devotos. Logo depois, houve o levantamento de mastro e a imagem de São Pedro foi levada em procissão térrea e fluvial. “É uma emoção muito grande para mim. Sou do Paraná, mas casei com gente daqui. Há oito anos ajudo na organização da festa de São Pedro, santo do qual eu também são devota”, comentou a rainha da festa deste ano, Ana Perpétua Bochnia.

Quem também estava emocionado era José Pedro da Silva, que ontem completava 61 anos. “Nascer no Dia de São Pedro tem um significado muito importante para mim. É uma benção”, disse “seo” José Pedro, que integra a Associação Folclórica de Cururu da Cohab Nossa Senhora da Guia, em Várzea Grande. O grupo de cururueiros acompanhou a procissão cantando e tocando viola de cocho.

A dona Marcelina Leite da Silva, 79 anos, também não esconde a devoção e diz que todos os anos participa da festa. Ela, que foi criada em Bom Sucesso e atualmente mora no centro de Várzea Grande, garante que a fé em São Pedro traz muitas alegrias. “São Pedro sempre atende nossos pedidos”, comenta. Para a dona Elenil Maria da Silva, 61 anos, o santo também representa fartura. “Na rede que ele jogava no rio nunca faltou peixe”, afirma.

No final da procissão, Ana Bochnia entregou a imagem do santo para a rainha da festa de 2005, Marivete Rodrigues Gomes da Rosa. O festeiro será o pescador João Evangelista Magalhães. A festa continuou com a corrida de canoas, seguida do almoço (peixe, molho quente, vinagrete e mandioca) e baile popular.

A comunidade de Bom Sucesso ainda vive basicamente da pesca. Embora a escassez do pescado tenha ameaçado a realização do evento em 2000, os festeiros conseguiram manter a tradição até hoje com o patrocínio e parceria para compra do produto de tanque.

Das seis toneladas de pescado servidas ontem, 80% era peixe de criames, segundo o presidente da Associação de Pescadores de Bom Sucesso, Edivaldo Pereira da Silva.

Cerca de 50 pessoas ajudaram na realização. “A Festa de São Pedro representa a cultura e a tradição de um dos povos mais antigos e tradicionais de Várzea Grande. Também mostra a devoção que a comunidade de Bom Sucesso tem a São Pedro para que nunca falte peixe no nosso rio Cuiabá”, disse Edivaldo da Silva.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379209/visualizar/