Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 30 de Junho de 2004 às 13:57
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


O período proibitivo de queimadas começa no dia (15.07) e vai até (15.09) e a Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente) já iniciou sua campanha preventiva de combate às queimadas, trabalhando em parceria com Ibama, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, corpo de bombeiros, polícia ambiental, ongs e sociedade civil.

No combate às queimadas, cabe a Fema o monitoramento, fiscalização e aplicação de multas àqueles que queimarem sem a autorização do Ibama.

Segundo o secretário Especial de Meio Ambiente, Moacir Pires, nossa principal arma no combate às queimadas é a Educação Ambiental. “Precisamos conscientizar as pessoas de que até o lixo que se queima no quintal, mesmo que em pequenas proporções, não deve acontecer nesta época do ano”, disse o Secretário.

A Fema desenvolve atividades educativas no Interior, durante todo o ano, para pequenos e grandes proprietários de terra e comunidades em geral. “Estamos realizando uma prevenção casada de desmatamentos e queimadas, pois as duas práticas estão atreladas”, afirmou Alice Marques, da assessoria de Educação Ambiental (Asseda) da Fema.

Segundo a assessora da Asseda, está havendo um trabalho intensificado nos 17 municípios que mais desmataram e nos 10 municípios que mais queimaram em 2003, para que o quadro mude este ano. “Atuamos nos assentamentos rurais, nas câmaras municipais, nas escolas, nas prefeituras, em órgãos oficiais e empresas privadas, enfim, em todo lugar, ministrando palestras e distribuindo material informativo da Fema e Ibama”, disse.

O secretário Moacir Pires fez um apelo à população. “Para perder este troféu de campeão de queimadas, Mato Grosso precisa da colaboração de todos; não só dos proprietários de terra, pois as queimadas urbanas também são um grande problema, nesta época do ano. As queimadas não são apenas um problema para o meio ambiente, mas para a nossa saúde”, disse.

v “CIDADES CAMPEÃS” – Os Municípios de Querência, Tabaporã, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Juara, Vera, Porto dos Gaúchos, Feliz Natal, Novo Maringá e Sorriso lideraram o índice de queimadas no Estado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379236/visualizar/