Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 29 de Junho de 2004 às 20:50

    Imprimir


São Paulo - Morreu hoje, às 6 horas, no Incor, em São Paulo, o artista Hermelindo Fiaminghi. Desde quinta-feira ele estava internado por causa de uma pneumonia e morreu de insuficiência respiratória. Aos 83 anos, estava fragilizado - teve enfartes e derrames nos últimos tempos. "Seu estado geral era muito grave", disse sua filha Maria Lídia. O corpo do artista será enterrado amanhã, às 9 horas, no Cemitério de Congonhas.

Certa vez, o artista escreveu em forma de poema: "Ser moderno ou antigo, não é minha preocupação. Ser novo também não. Como pertencer ao meu tempo; - Sim. É um drama que evolui, propõe-se, dramatiza-se. A percepção das coisas, e as coisas com percepção, envolvem-me: - desenvolvem-me." Sua última exposição individual ocorreu no ano passado, no MAC-Niterói.

Paulistano do Brás, nascido em 22 de outubro de 1920, desde o início de sua carreira ele se interessou pela abstração e sua marca foi a pesquisa de uma série, Cor-Luz. Como diz o título, sua grande preocupação era a investigação em torno da cor. Primeiro, nas composições geométricas - antes mesmo de instaurar a série, o elemento já era explorado por ele em poucas figuras geometrizadas -, depois, em composições mais leves, sem formas rigorosas e feitas com pinceladas mais gestuais. Era como se Fiaminghi tratasse a cor como um impressionista - nesse estilo buscou sua inspiração, principalmente em Monet. Na década de 80, realizou uma série de Despaisagens (nelas a natureza foi retalhada para que sobrasse a cor).




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379263/visualizar/