Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Junho de 2004 às 14:50
Por: Paola Carlini

    Imprimir


A população do interior do Estado terá acesso a cursos técnicos gratuitos nas Unidades de Ensino Descentralizadas de Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. Esta é primeira vez que o Governo de Mato Grosso oferece educação de nível técnico gratuito em municípios pólo. Para isso, o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) lançou nesta segunda-feira (28.06), às 9 horas, no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, as inscrições para o processo seletivo dos alunos que ocuparão as 1640 vagas disponibilizadas.

A inscrição para os cursos poderá ser realizada por qualquer cidadão ou estudante com idade acima de 16 anos que tenha concluído ou esteja finalizando o último ano do ensino médio.

Segundo o presidente do Ceprotec, José Luiz Leite, este primeiro processo seletivo deve lançar no mercado de trabalho 1640 novos profissionais, preparados para se tornar cidadãos mais competentes. “Esta é mais uma opção em educação gratuita que o Governo do Estado tem para oferecer. Além da educação técnica temos ainda 960 alunos em cursos de nível básico. A meta do Ceprotec é continuar investindo em educação para formar cidadãos mais preparados e competentes”, endossou.

Cada cidade deve ofertar cinco cursos técnicos, escolhidos de acordo com o perfil econômico do município. Em janeiro deste ano os antigos Centros de Formação Profissional (Cenfors) passaram a ter a denominação de Unidades de Ensino Descentralizadas (Uneds). Até o fim do ano as unidades serão reformadas e ampliadas. A primeira que a ser reformada será a Unidade de Rondonópolis.

Estas Uned´s, após a ampliação, contarão com laboratórios especiais para atender os futuros estudantes. Rondonópolis e Barra do Garças terão laboratórios de construção civil, já Alta Floresta e Sinop terão cursos de segurança no trabalho.

Atualmente, existem apenas quatro Uned´s em Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop. Devem ser concluídas as Unidades de Diamantino Tangará da Serra, Pontes e Lacerda. O Governo pretende ainda construir as unidades de Confresa e Matupá. Assim, até 2005, haverá nove Unidades no Estado.

Segundo a secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, há exatamente um ano atrás o governador Blairo Maggi decidiu oferecer educação técnica gratuita em todo Estado. E assim mudar o perfil dos profissionais mato-grossenses.

“Implantamos em tempo recorde as escolas e cursos nas cidades. Isso só foi possível por que houve esforço de cinco segmentos que tiveram uma atuação fundamental para que estivéssemos lançando as inscrições hoje. Agradeço o trabalho das secretarias de Administração, Saúde, Infra Estrutura, Assembléia Legislativa, e a Procuradoria Geral do Estado”, argumentou a secretária.

INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas nos Escritórios Locais da Empaer em 123 municípios de Mato Grosso ou nas quatro Uned’s em funcionamento. Para adquirir o manual do candidato o pretendente deve fazer o depósito no Banco do Brasil no valor de R$10, conta 1041395-2, agência 3834-2. Com o comprovante, o candidato conseguirá o manual com a ficha de inscrição. O período de inscrição será de 28 de junho a 23 de julho. Serão 1640 vagas distribuídas em quatro Uned´s.

VAGAS ESPECIAIS - A grande novidade deste processo seletivo é que 50% das vagas dos cursos serão destinadas aos alunos egressos do sistema público de ensino. Para usufruir deste direito o candidato deve estar matriculado em escola pública ou ter cursado o 1º e 2º ano do ensino médio em escolas do sistema público de ensino.

O período de pedido de isenção do pagamento do manual do candidato vai de 28 de junho a 16 de julho. A avaliação para pedido de isenção será feita no ato da inscrição dos candidatos. Todas as informações sobre o processo estão no manual do candidato que contém da ficha de inscrição e os locais de prova.

As provas serão realizadas no dia 01 de agosto em 13 municípios. O resultado deve sair a partir do dia 13 de agosto e a matrícula será do dia 16 a 20 de agosto.

O que é o Ceprotec

O Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec) foi criado pelo Governo de Mato Grosso, pela Lei Complementar no. 153, de 09 de janeiro de 2004, para oferecer à população de Mato Grosso, gratuitamente, educação profissional com cursos de qualificação, de nível básico, técnico e superior em tecnologia, em cidades pólos no interior do Estado.

O Ceprotec é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), tem autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar regida por estatuto e regimento próprio.

O órgão foi criado para implantar, desenvolver e coordenar os cursos de qualificação básica, cursos técnicos, e cursos superiores em tecnologia. O Ceprotec irá oferecer ensino qualificado para atender jovens, adultos e trabalhadores de diferentes setores da economia estadual que estejam dentro ou fora do mercado de trabalho.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379448/visualizar/