Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Junho de 2004 às 14:43
Por: Antônio de Souza

    Imprimir


Sinop, MT – A terceira etapa do Campeonato Estadual de Pesca, realizado neste domingo (27.06), em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), além de incentivar uma prática esportiva, desenvolvendo a consciência da preservação ecológica, revelou o sucesso de uma das iniciativas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) visando à dinamização do turismo em Mato Grosso.

A competição, que é disputada em forma de circuito (vai até o mês de setembro), começou dia 18 de abril, no Rio Paraguai, em Barra do Bugres (165 km a Médio-Norte da Capital), e teve a sua segunda etapa realizada no dia 6 de junho, no Salto do Magessi (Rio Teles Pires), em Santa Rita do Trivelato (430 km ao Norte). Em Sinop, segundo a secretária de Turismo, Yeda Marly de Assis, teve-se a prova definitiva de que a iniciativa de fomentar o turismo interno é das mais acertadas: 150 equipes participaram do torneio, realizado na Praia do Cortado, no Rio Teles Pires, a 35 km do centro da cidade.

Além de Sinop, estiveram representados Municípios de várias regiões do Estado, como Alta Floresta, Carlinda, Apiacás, Sorriso, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. A equipe Fofoca, de Sinop, foi vencedora da terceira etapa e acumulou 100 pontos para a disputa, além de ganhar, como prêmio, um motor de 15 hp, doado pelo Governo do Estado. Em segundo lugar, classificou-se a equipe Cachara do Norte, de Pontes e Lacerda, que obteve 90 pontos e ganhou um barco de 6 metros. Na terceira posição, ficou a equipe Vira Copos, de Sinop, que acumulou 80 pontos para o campeonato e ganhou um motor elétrico.

A cada etapa (faltam 13 para o encerramento) da competição, segundo a secretária Yeda Marly de Assis, constata-se o interesse por parte das equipes já tradicionais de participarem, além da própria sociedade, que, por meio dos clubes de serviços, do comércio, da Prefeitura, das escolas e dos demais segmentos da sociedade, colaboram na fiscalização e na coordenação do evento. Em Sinop, por exemplo, houve o envolvimento de todos esses setores numa atividade que, além de incentivar a prática da pesca esportiva, buscou despertar nas pessoas, participantes ou não do torneio, a necessidade de se preservar o meio ambiente.

No próximo mês de julho, Sinop realiza o seu já tradicional Festival de Praia, na Ilha do Cortado. O evento é a principal atividade turística do Município e que tem como uma das atrações um torneio de pesca regional, hoje já integrado ao Campeonato Estadual de Pesca, promovido pela Sedtur.

INTEGRAÇÃO – “O campeonato é oportuno, sobretudo, para se integrar o Município, numa iniciativa que promove o lazer e desenvolve a consciência da preservação ambiental, notadamente num Estado que se destaca também pela sua riqueza ictiológica”, disse a secretária Yeda Assis.

Essa consciência, segundo ela, começou a ser observada em Santa Rita do Trivelato, onde foi realizada a segunda etapa do circuito estadual e onde o costume dos pescadores esportivos era o de pegar o peixe e matá-lo para consumo. A partir do torneio, os pescadores passaram a devolver ao rio os peixes fisgados.

O processo de integração regional é constatado pela participação de equipes de vários Municípios. Um exemplo é a equipe JR – Torno e Solda, de Porto Esperidião, que disputa desde o começo da competição, em abril.

O incentivo ao turismo interno pode ser medido pelo surgimento de empresas do ramo náutico nas cidades. Em Sinop, a empresa Igarassu iniciou suas atividades a partir do momento em que descobriu o potencial turístico da região e tomou conhecimento das medidas adotadas pela Sedtur (campeonato estadual) e pela Prefeitura Municipal (festival de praia e torneio local). “Iniciativas como essa, do Governo do Estado, sem dúvida, servem não só para despertar nos cidadãos a consciência ecológica, mas o interesse da classe empresarial em investir no setor, gerando emprego e renda no Município”, afirmou o empresário Marcos Merlin, cuja empresa Igarassu apoiou a terceira etapa do Campeonato Estadual de Pesca, doando o barco que serviu como prêmio ao segundo colocado em Sinop.

TABELA – O campeão estadual de pesca, a ser conhecido no dia 5 de setembro, em Porto Esperidião, receberá como prêmio um carro zero quilômetro, doado pelo Governo do Estado. Até lá, mais 12 circuitos serão disputados, nas cidades de Sorriso, Castanheira, Juína, Brasnorte, Sapezal, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Paranaíta, Luciara, Nova Xavantina e São José do Rio Claro.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379449/visualizar/