Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 14:22

    Imprimir


Quase 400 queimados é o saldo da tradicional guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas, na Bahia. Até ontem, a Santa Casa de Misericórdia do município havia atendido 395 pessoas vítimas de queimaduras e outros ferimentos provocados pelos fogos juninos.

Somente no dia 18, quando a guerra de espadas foi aberta oficialmente, foram registradas 73 ocorrências de queimaduras na unidade de saúde. No dia 24, conhecido como Dia da Batalha, mais 230 casos chegaram à Santa Casa. "A maior parte das queimaduras foi superficial, mas o problema maior são os traumas decorrentes das espadas. O impacto é violento e pode até causar traumatismos", avalia a enfermeira-chefe da Santa Casa, Keila Maia.

Feitas artesanalmente com um bastão de bambu com cerca de 40cm e pólvora prensada, o perigo das espadas está justamente na força e velocidade adquirida pelo artefato. Os seis pacientes mais graves que deram entrada na Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas tiveram de ser transferidos para Salvador.

Cinco deles sofreram, além de queimaduras, traumatismo craniano causado pelo impacto das espadas de bambu que são arremessadas durante a festa. Luís Paulo Lago, de 17 anos e Ubaldo Almeida, 30, e mais um paciente não identificado vieram ser tratados no Hospital Geral do Estado (HGE).

Alexandre Conceição, 9 anos, também está também internado no HGE tratando as lesões provocadas por uma bomba que explodiu em sua mão. Já Aécio Soares Silva, 19 anos, que sofreu fraturas na face, veio transferido para o Hospital São Rafael. "Este ano o número de atendimento foi maior que o ano passado, quando tivemos 303 registros de queimaduras. Deveria ser o contrário. O povo ainda não tomou consciência dos perigos da espada", avalia Margarida Carvalho, provedora da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas. Nas outras cidades do interior do estado onde a guerra de espadas não é tão comum, o número de vítimas foi bem menor. No Hospital São Vicente, de Vitória da Conquista, não houve registro de queimados no São João. Na Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, cinco pessoas deram entrada, vítimas de queimaduras.

Dois adultos acidentaram-se com água e café fervendo e três crianças, enquanto brincavam com fogos, mas sem gravidade. No Hospital Clériston Andrade, de Feira de Santana, outras três crianças não tiveram a mesma sorte. Com queimaduras de segundo e terceiro graus tiveram que ser encaminhadas para Salvador.

Uma das vítimas atingida no rosto tinha apenas 1 ano e 4 meses e estava na companhia da avó na hora do acidente. "Elas vão para o HGE porque aqui não temos unidade de referência", explicou Nicéia de Aguiar, assistente social do hospital.




Fonte: Correio da Bahia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379560/visualizar/