Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 22 de Junho de 2004 às 22:22
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


O Grupo Folclórico Chalana de Cáceres (220 km de Cuiabá), embarca hoje no aeroporto Marechal Rondon com destino à Amsterdã na Holanda. O motivo é o início de uma turnê internacional pela Europa, onde irá participar de festivais de música e dança folclórica. O primeiro será o International Folkloristich Dansfestival Bolsward, que acontece entre os dias 23 a 26 de junho.

Em seguida o grupo participará do International Folklore Festival Op Roakeldais do dia 29.06 a 5 de julho. A turnê continua na Bélgica, onde o Chalana participa do Internationale Festival Heule, entre 8 e 11 de julho, encerrando sua turnê na França, dia 20, no consagrado Festival Folklorique du Marcinelle, na cidade de Saint Ghislain.

Como o Chalana não tem fins lucrativos, os artistas vão custear suas apresentações com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), que aproveitará a viagem para a divulgar o Estado no exterior, por meio de folheteria, que está sendo levada pelos integrantes da equipe. O Grupo recebe também o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Lei Hermes de Abreu, além de sua parceria com a Prosol, Rede Cemat, Prefeitura de Curvelândia e comerciantes do município de Cáceres.

A equipe é composta por 33 pessoas, entre eles bailarinos, músicos, um coreógrafo e o diretor musical. O grupo tem em seu currículo diversas apresentações internacionais como na Colômbia, onde recebeu o troféu Guakar de Ouro, ou mesmo na longínqua Polônia, onde o grupo foi premiado pelo conjunto da obra apresentada. Também já representaram a cultura mato-grossense no México, Itália, Hungria e Inglaterra.

O show que será apresentado nesta turnê é intitulado “Raízes da América” e de acordo com o diretor geral do espetáculo, Luiz Tolotti, “retrata toda diversidade cultural mato-grossense, e é exatamente por isso que pode ser apresentado em feiras, exposições ou festivais, agradando ao público mais exigente”. O Grupo lançou também seu primeiro CD, de mesmo título do espetáculo, e com participação dos principais músicos do Estado, como Henrique e Claudinho, Pescuma e Roberto Lucialdo.

HISTÓRICO – A história do grupo teve início em 1992 na cidade de Cáceres, tendo como objetivo a transmissão da cultura folclórica às novas gerações. O lado social, promovendo trabalhos comunitários e de preservação do meio ambiente, beneficiando não só seus integrantes, mas toda a comunidade local, também tem sido uma preocupação constante da equipe.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/379767/visualizar/