Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 19 de Junho de 2004 às 13:16

    Imprimir


O combate à “pirataria” das produções culturais será tema abordado durante vídeo conferência, intitulada “A Cultura e a Criação Artística nos Tempos de Globalização e Direitos Intelectuais”, confirmada para o próximo dia 22, às 9hs, na Assembléia Legislativa.

Esta contará com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (palestrante), o secretário de Cultura de Cuiabá, ator Justino Astrevo, e muitos outros artistas.

O objetivo desta videoconferência é colocar em pratica a lei do Art. 215 da Constituição Federal que diz “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acessos às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”, onde serão debatidos temas como a pirataria, comercialização da cultura e sua globalização.

“Temos que fazer vender a cultura de nosso estado mostrá-la não só a nível nacional como a nível internacional. É fundamental que Mato grosso mostre sua cultura, pois tem uma produção imensa que precisa ser vista , trazendo assim respaldo não só para o artista como também para o estado”, afirmou o artista plástico Victor Hugo.

Pelo conceito de cultura, se ressalta que cultura faz parte do processo de vida de todo ser humano por isso é preciso que a população de mais valor a cultura, pois ela é a essência de um povo, de uma nação. Desde os tempos mais primórdios, qualquer povo que quisesse derrotar seus inimigos, procuram destruir sua cultura, assim eles perdiam todo seu alicerce. Por isso, que dizem que “Cultura é a identidade de um povo, se alguém perde sua cultura, perdeu sua alma”.

Segundo Victor Hugo, eles esperam com esta videoconferência, encontrar soluções para esta problemática que enfrentam. “Precisamos mostrar o valor da cultura, pois infelizmente, ela anda esquecida e apagada de nosso povo, os tornando vulneráveis e alienados” lamentou o artista plástico.

Alem disso, elogiou o aparo que o governador tem dado à cultura e que tem sido de grande valia, “O governo tem feito a sua parte, agora é a nossa vez de retribuir”, ponderou Victor Hugo, não hesitando em mencionar que para que haja esta retribuição é necessário ter todo uma estrutura, desde catálogos a uma galeria de exposição.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380015/visualizar/