Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 13:04

    Imprimir


O CD-ROM “Mapeamento Fotográfico da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari MS/MT” será lançado nesta quarta-feira (16), durante o Lançamento do ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental e da Sala Virtual. O evento faz parte da programação do 1º Seminário Sul-Mato-Grossense para Integração das Ações de Educação Ambiental e do 1º Encontro para Enraizamento da Educação Ambiental no Estado.

Este mapeamento consiste em fotos de campo das quatro sub-bacias do Rio Taquari: Alto Taquari, Jauru, Coxim e Baixo Taquari. Além disso, o CD expõe as imagens com um texto explicativo de cada uma delas. São informações ambientais sobre solo, ocupação, relevo, sub-bacias, municípios, coordenadas geográficas de cada localidade e data das fotos.

O objetivo principal do trabalho é ser utilizado como material didático para educação ambiental e como fonte para projetos de pesquisas da região, já que o Taquari é o segundo maior rio do Pantanal e o mais afetado por impactos ambientais. Desmatamento, erosão, assoreamento e inundação estão entre os impactos retratados nas fotos.

“É uma forma de mostrar para os alunos o estado drástico em que se encontra a região”, comenta João Vila, um dos autores do projeto e pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O trabalho, resultado de seis anos de pesquisas, também é de autoria de Myrian de Moura Abdon, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Rozely Ferreira dos Santos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Conta, ainda, com a parceria da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) e teve apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e Global Environment Facilities (GEF) Pantanal Alto Paraguai.

A previsão é que o CD seja distribuído pela Secretaria de Meio Ambiente para todas as escolas do Mato Grosso do Sul. O material pode ser utilizado também por cooperativas, sindicatos e instituições de planejamento ambiental, pesquisa, licenciamento, fiscalização e controle. O trabalho também está disponível para download no site do Inpe: http://www.dsr.inpe.br/site_bhrt/index.html.

O 1º Seminário Sul-Mato-Grossense para Integração das Ações de Educação Ambiental e 1º Encontro para Enraizamento da Educação Ambiental no Estado acontece das 8h às 18h, no Auditório da Biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande.




Fonte: Da Reportagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380386/visualizar/