Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 13:03

    Imprimir


Os detalhes finais do projeto que irá proporcionar energia à base de biodiesel à comunidade de Guariba (região de Colniza, extremo Norte de Mato Grosso) foram acertados ontem, em Brasília, entre a Universidade Federal de Mato Grosso e a Eletronorte. A informação é do pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Paulo Teixeira, que participou da reunião de trabalho. A assinatura do convênio está prevista para o final deste mês.

´´Trata-se de um projeto multidisciplinar, que além de eletrificar a localidade, vai dotá-la de autonomia em relação à produção do biodiesel, que se dará na própria comunidade´´, destaca. Ao longo de três anos, 350 famílias de Guariba, na divisa com o Amazonas, receberão visitas de pesquisadores da UFMT das áreas de química, educação ambiental, economia e agronomia, que farão o repasse da tecnologia do biodiesel, levarão conceitos e ações de educação ambiental e informações sobre as oleaginosas ecologicamente mais adequadas para o cultivo e para a fabricação do combustível na região.

Os economistas farão a análise das cadeias produtivas locais com a finalidade de agregação de valor, observa Teixeira. Dessa forma, ´´o projeto proporciona, além do conforto e da melhoria da qualidade de vida, a inclusão social´´. Permite, ainda, o uso de um combustível não poluente, sem dificuldade de acesso, uma vez que será produzido na região de consumo.

O projeto de empoderamento (instrumentalização da comunidade com conhecimentos para o exercício de sua autonomia) dos moradores de Guariba é uma parceria entre a UFMT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq), a Eletronorte e a Rede Cemat, no âmbito do programa Luz para Todos.




Fonte: Da Reportagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380387/visualizar/