Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 07:58

    Imprimir


Em uma reunião em Washington, eles disseram que a ciência vem mostrando os perigos das mudanças climáticas há muito tempo, e que chegou a hora de os políticos americanos começarem a lidar com o problema, como foi feito em outros países - notavelmente da União Européia.

Os cientistas admitiram que há dúvidas em modelos de computador mostrando o futuro clima, mas que a mera possibilidade de que o nível do mar possa subir mais de um metro no próximo século significa que a redução das emissões de gases do efeito estufa é a opção prudente.

Mesmo nações ricas, dizem os especialistas, podem não conseguir lidar com a futura elevação do nível do mar.

A comunidade científica americana tem criticado o presidente George W. Bush desde que ele repudiou o protocolo de Kyoto, que reduz emissões de gases do efeito estufa, logo depois de ter assumido o cargo.

A Casa Branca acredita que a adoção do protocolo pode prejudicar bastante a economia americana.

Temperatura

Os pesquisadores advertiram que modelos de clima podem ter subestimado muito aumentos de temperatura que ocorrerão em breve.

A equipe pediu a adoção em larga escala para tecnologias de combustíveis menos poluentes para conter o crescimento rápido de gases que produzem o efeito estufa.

"Nós estamos no meio de uma grande experiência não controlada no único planeta que temos", disse Don Kennedy, editor-chefe da revista Science.

Kennedy, co-organizador de uma conferência de pesquisadores em Washington, advertiu que "o aquecimento global está acontecendo" e "haverá graves conseqüências".

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, criado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, disse que houve um aumento de 0,6 graus centígrados na temperatura da superfície da Terra no século 20 - e há uma expectativa de que ocorram aumentos maiores nas próximas décadas.

Os pesquisadores, que se reuniram na Associação Americana para o Avanço da Ciência, pediram aos políticos e à opinião pública que não se prendam às dúvidas que ainda cercam a ciência do clima, e não usem lacunas no conhecimento sobre o tema como desculpa para imobilidade.

"Há boas razões para acreditar que as projeções dos modelos que nós temos agora estão na verdade subestimando as mudanças", disse David Battisti, da Universidade de Washington, em Seattle.

Michael Oppenheimer, da Universidade de Princeton, acrescentou: "A mensagem é que a ciência vem apontando na mesma direção já há muito tempo, e é hora de os políticos sentarem, prestarem atenção e começar a agir verdadeiramente em relação ao problema, como líderes políticos estão fazendo em outras partes do mundo."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380470/visualizar/