Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Junho de 2004 às 12:18

    Imprimir


Os medicamentos mais procurados na semana passada, a primeira de funcionamento das farmácias populares do Brasil, foram os destinados ao tratamento de hipertensão. Eles estão entre os seis mais vendidos da lista de 84 medicamentos disponíveis. O programa Farmácia Popular do Brasil, lançado pelo presidente Lula no dia 7, em Salvador (BA), tem o objetivo de ampliar o acesso a medicamentos essenciais e básicos à população.

O Brasil já tem 17 dessas farmácias: 10 em São Paulo, cinco em Salvador, uma no Rio e outra em Goiânia. Na primeira semana, foram adquiridos 20.736 medicamentos (cartelas, frascos e ampolas). O de maior saída – 2.732 cartelas com dez compridos – foi o ácido acetilsalicílico de 100 mg (AAS), ao preço de R$ 0,03. Nessa dosagem, o medicamento é usado como coadjuvante no tratamento para hipertensão. Em segundo lugar vem o captropil (25 mg), seguido por metformina (850 mg), enalapril (10 mg), hidroclorotiazida (25 mg) e enalapril (20 mg).

Dos seis mais procurados pela população, apenas o metformina, que custa R$ 0,11, é para o tratamento de diabetes. Os sétimo medicamento mais requisitado pela população é a ranitidina (150 mg) usado para o tratamento de estômago.

A criação da rede de farmácias é um dos três eixos do programa Farmácia Popular do Brasil. Até o final do ano, o governo vai inaugurar cem unidades em todo o Brasil. Os outros dois pilares do programa são a venda subsidiada em todas as farmácias do país para medicamentos destinados ao tratamento de hipertensão e diabetes, a partir de dezembro, e a redução de ICMS para cerca de 2.800 medicamentos, a partir de 2005.




Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380525/visualizar/