Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 14 de Junho de 2004 às 09:24

    Imprimir


A temperatura mais baixa do ano, -4ºC, no Rio Grande do Sul, foi registrada na madrugada de domingo na região Sul, ainda na estação do outono. Este é, de acordo com a Globonews, o outono mais frio na região Sul nos últimos 16 anos. Quatro cidades gaúchas e duas catarinenses tiveram queda de neve no sábado.

E, na noite mais fria, o norte do Rio Grande do Sul pode ter registrado a primeira morte. Adelino Dias Pires, de 48 anos, foi encontrado morto, na Rua das Chácaras, em Passo Fundo, supostamente por hipotermia. O laudo sobre a causa da morte será divulgado hoje à tarde.

Hoje, o amanhecer foi o mais frio do ano em diversas cidades gaúchas, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. No aeroporto internacional Salgado Filho, os termômetros apontavam 0ºC e em Canoas, -1ºC. De acordo com a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, houve formação de geada nas áreas verdes da Grande Porto Alegre e em praticamente todo o interior do Estado.

Já na Serra, a mínima chegou a -2,6ºC em São José dos Ausentes. Já em Santa Catarina, a mínima chegou a -4,1ºC, em São Joaquim. Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, as temperaturas baixas se concentraram na madrugada em áreas de vales e planícies. Neve

Por volta das 10h do dia 12, nevou em São José dos Ausentes, Vacaria, Lagoa Vermelha e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, e em São Joaquim e Lajeado Grande em Santa Catarina. A maior precipitação ocorreu nas duas cidades catarinenses, onde a temperatura chegou a -2ºC. Em São Joaquim, a sensação térmica no domingo chegou a -17ºC.

O meteorologista do 8º Distrito Gil Russo, citado pelo jornal Zero Hora, explica que a intensidade do fenômeno se dá em razão da grande força da massa de ar polar que avançou sobre o Estado gaúcho depois que a umidade de sábado se dissipou.

E mesmo com a presença do sol em céu claro, o frio continuará muito intenso. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de que a mínima seja de -4ºC para Santa Catarina e Rio Grande do Sul e -2ºC para o Paraná.

O meteorologista Eugenio Hackbart prevê muito frio ainda para a próxima madrugada, mas destaca que as temperaturas estarão em gradativa elevação nos próximos dias.

Sudeste Mas a massa fria também atingiu Estados do Sudeste. No Rio de Janeiro, a chegada de uma frente fria trouxe à cidade ventos fortes de até 60 km/h, no sábado, causando estragos. Uma traineira de nove metros, com cinco passageiros, ficou à deriva em alto-mar por mais de uma hora. A mínima prevista para hoje é de 11ºC.

Em Santos, no litoral paulista, as ondas atingiram 1,1m. A maré chegou a invadir a avenida Barlolomeu de Gustão, obrigando motoristas a usarem somente uma faixa de rolamento




Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380690/visualizar/