Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 12 de Junho de 2004 às 13:43
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Manifestação maior da religiosidade e cultura do povo levergense, a festa do santo padroeiro do município, Santo Antônio, reúne todos os anos milhares de fiéis na praça central da igreja, em comemoração também ao aniversário de emancipação da cidade, que, neste domingo (13.06), completa 104 anos. Nesta sexta-feira (11.06) a abertura da festa contou com a participação do governador Blairo Maggi, um dos padrinhos da festa, acompanhado pela secretária Terezinha Maggi, senador Jonas Pinheiro, além de parlamentares e diversas autoridades.

O governador visitou a área de festa da igreja, recém-construída, onde conversou com as cozinheiras que preparam a tradicional comida típica da festa de Santo Antônio. Uma delas, dona Neca, há mais de 30 anos participa da organização das comidas da festa, que serve por noite cerca de 1,5 mil refeições durante a semana do evento."Esta área coberta é uma felicidade para nós que antes fazíamos a comida ao relento", disse a animada cozinheira.

As obras de ampliação da área e de reforma da igreja foram realizadas com apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. "O incentivo do Governo para a reforma da igreja e a realização da nossa festa foi muito importante para a nossa comunidade", agradeceu Wilson Moraes, rei da festa neste ano.

"É uma alegria muito grande participar dessa festa e poder ver que a igreja foi restaurada, o que representa o resgate da história e da memória do povo desta terra", afirmou Maggi, que na ocasião foi presenteado com a réplica de uma viola de cocho e recebeu ao lado da secretária Terezinha Maggi uma tela pintada por um artista plástico local em que está representado o santo padroeiro do município, recebida da deputada federal Celcita Pinheiro.

Os secretários de Estado de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot e de Cultura, João Carlos Ferreira também foram homenageados pelos festeiros de Santo Antônio.

Após a solenidade de abertura da festa, o governador e demais autoridades assistiram a apresentações de grupos folclóricos do município, que dançaram siriri e bumba meu boi, seguida da apresentação do coral Paz e Bem, que recitou músicas clássicas acompanhado por viola de cocho tocada pelo maestro Abel Santos.

Acompanharam o governador a Santo Antônio de Leverger os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura), João Carlos Ferreira (Cultura), deputados estaduais Carlos Brito e Sérgio Ricardo, prefeito do município, Eduardo Belmiro, senador Jonas Pinheiro, deputada federal Celcita Pinheiro, vereadores de Cuiabá Barão Viegas e Luiz Marinho.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380733/visualizar/