Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 16:19
Por: Eduardo Kattah

    Imprimir


Belo Horizonte - Cerca de 200 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) invadiram no início da manhã de hoje a fazenda São Geraldo, localizada às margens da rodovia MG-050, em Vianópolis, zona rural de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, os sem-terra chegaram ao local em 10 ônibus e alguns carros, por volta das 5h.

A PM registrou ocorrência e calcula que pelo menos 600 pessoas levantaram acampamento na área da fazenda, de aproximadamente 230 hectares. Não foi registrado nenhum incidente durante a ocupação. Os proprietários da fazenda não foram identificados na ocorrência policial.

A invasão foi comandada pelos líderes do acampamento 02 de Julho, onde há cerca de cinco anos e meio vivem 50 famílias. Várias pessoas foram recrutadas nas periferias de Betim e Belo Horizonte para participar da ocupação, de acordo com Luiz Antônio Medeiros Ramos, um dos coordenadores estaduais do MST.

Durante o “abril vermelho”, um grupo do acampamento interrompeu o tráfego de uma composição da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), no quilômetro 847, entre Juatuba e Vianópolis, paralisando durante várias horas três locomotivas com 37 vagões.

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Minas Gerais, Marcos Helênio, disse que a área ocupada não foi alvo de vistoria do órgão. Ele considerou “pequena” a propriedade e colocou em dúvida a sua disponibilidade legal para fins de reforma agrária. “De qualquer forma, a partir de agora, o Incra está impedido de vistoriar o imóvel”, disse, se referindo à medida provisória que impede por dois anos a vistoria e a desapropriação de áreas invadidas.

Os líderes da ocupação sustentam que a fazenda pode ser caracterizada como improdutiva. “Aqui tem muita terra e pouco gado”, afirmou Ramos.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380852/visualizar/