Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 15:43
Por: Justina Fiori

    Imprimir


Cerca de 100 presos da Penitenciária da Mata Grande voltam a produzir bolas de futebol a partir da semana que vem. Depois de oito meses paralisado, o projeto “Pintando a Liberdade”, mantido em convênio pelo Ministério dos Esportes e o Governo do Estado, volta a conta com material para a fabricação de 19.600 bolas. Isso significa seis meses de produção continuada.

Os 100 presos recebem R$ 2,00 por bola fabricada e o dinheiro é depositado em uma conta bancária, que pode ser movimentada por um parente ou qualquer outra pessoa que estiver autorizada judicialmente para isso. Mas a principal recompensa está na redução de pena. A cada três dias trabalhados representa um dia a menos na pena a ser cumprida.

A retomada do projeto também exigiu o treinamento de uma coordenadora e de monitores. Isso porque o Ministério dos Esportes andava reclamando da má qualidade das bolas fabricadas.

O diretor do presídio, José Carlos de Freitas, explica que alguns presos que participavam da fabricação das bolas acabam passando para outros detentos o trabalho de costura. Com isso, algumas bolas ficaram mal feitas, provocando a reclamação. Resolvido este problema, a fábrica volta a funcionar.

A intenção é distribuir as bolas para escolas e associações esportivas de Rondonópolis e região. O restante vai para o próprio Ministério dos Esportes.

Cozinha

Além da fábrica de bolas, a Penitenciária da Mata Grande se prepara para retomar a cozinha, que tem capacidade para atender aos 600 detentos existentes hoje. A determinação é do Governo do Estado. O trabalho de produção dos alimentos estará sob responsabilidade dos detentos e com a coordenação de uma empresa privada.





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380865/visualizar/