Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 15:01

    Imprimir


Boas perspectivas de negócios para os cotonicultores de Mato Grosso. Na próxima sexta-feira (11), as principais lavouras de algodão de Mato Grosso recebem a visita de um importante trader que atua nas bolsas de Chicago (CBOT) e Nova York (NYCE) e que abastece os mercados da Índia, Leste Europeu e China. O prooprietário da JV Gokal & CO, o indiano Kushal Thaker, nunca comprou algodão brasileiro e o objetivo desta visita, "é de que o Estado seja a porta de entrada para futuros negócios com Thaker", frisa o consultor da Rodans Assessoria em Agribusiness, Newton Roda.

Thaker, segundo Roda, sempre abasteceu seus mercados com algodão australiano, mas devido a quebra na produção deste país, o trader está a procura de novos fornecedores. "O potencial de compra de Thaker varia de 300 mil toneladas a 400 mil toneladas/ano. E acredito que esta demanda poderia ser atendida somente por Mato Grosso", aponta Roda. O trader, que está pela primeira vez no Brasil, deve retornar em novembro para fechar contratos e instalar uma estrutura própria no País.

"Se este objetivo se confirmar, as compras em massa por parte dele estarão asseguradas, não apenas com relação ao algodão, como também para outras commodities, como a soja", observa Roda. O consultor destaca que pela importância do trader e pelo seu potencial de compra, a visita tem o objetivo de reforçar o papel da cotonicultura de Mato Grosso no exterior, "mostrando a qualidade da produção, do beneficiamento e os investimentos dos produtores em tecnologia, buscando cada vez mais um padrão de fibras exigido pelo mercado internacional", explica Roda.

VISITA - Na sexta-feira, dia 11, o trader conhece o sistema de produção da Fazenda Perdigão, do produtor Cirineu de Aguiar, a estrutura da Cooperativa Unicotton, ambas em Primavera do Leste (MT). Sábado, a visita tem início na Fazenda Girassol, do produtor Gilberto Goellner, em Itiquira (MT), onde será realizado um almoço e em seguida, segue-se para a Fazenda Torre, do produtor Guilherme Augustin e no domingo está marcado um café da manhã, no hotel Novotel, com o produtor Adilton Sachetti, em Rondonópolis (MT).

Além de Mato Grosso, Thaker está visitando lavouras de café de Minas Gerais, de cana-de-açúcar em São Paulo, de algodão e soja de Mato Grosso e os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). "Os importadores têm demonstrado muita preocupação com as estruturas portuárias brasileiras, pois além de qualidade do produto comercializado, eles exigem o cumprimento dos contratos na data firmada", esclarece Roda.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380874/visualizar/