Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 08:21

    Imprimir


A Rede de Estações de Climatologia de São Leopoldo alertou, hoje, sobre uma forte onda de frio que chega ao Rio Grande do Sul a partir de amanhã devido ao ingresso de uma massa de ar de origem polar no sul do Brasil. Há previsão de neve no Estado e em Santa Catarina, onde a temperatura poderá cair a -6°C no domingo.

Como mostraram imagens de satélite, as áreas de tempestade afetaram o Rio Grande do Sul na quinta-feira e podem atingir hoje o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, onde são esperados temporais - alguns fortes com vendavais e granizo.

No Rio Grande do Sul, forte massa de ar de origem polar passará a ser o sistema meteorológico dominante hoje. As condições serão favoráveis à ocorrência de queda de neve nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na noite de sexta-feira, madrugada e manhã do sábado.

A nebulosidade diminuirá e a temperatura estará em acentuado declínio ao longo do dia de hoje. No Leste e Norte do Estado, ainda ocorrerão precipitações passageiras. No Sul e Oeste gaúcho, o frio intenso já será sentido agora ao amanhecer. Nas demais regiões, as temperaturas serão muito baixas da tarde para a noite.

O ingresso de ar polar hoje será acompanhado de vento moderado a forte de Oeste/Sudoeste, o que resultará em valores de sensação térmica muito baixos e que podem chegar a -10°C nos Aparados da Serra.

Durante o dia de amanhã (sábado) o ar seco tomará conta do Estado e proporcionará o retorno do sol forte a todas as regiões. Neste sábado são esperadas mínimas abaixo dos 5°C em todo o Sul do Estado e em torno de 0°C na Serra. A madrugada de domingo, contudo, a mais gelada no Estado, com mínimas de 0 a 3°C na maioria das regiões. Nos Aparados da Serra as mínimas podem se situar entre -4°C e -6°C. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 1°C e 3°C.

Em São Joaquim, Santa Catarina, faz agora 12°C. Há previsão de neve nesta madrugada. Turistas já estão na cidade esperando o fenômeno. O domingo deverá ter temperatura de -6°C, mas a sensação térmica poderá ser menor se houver vento. Esse deve ser o final de semana mais frio do ano no Estado. Determinadas áreas do Planalto Sul Catarinense podem registrar até - 8°C, segundo a Rede de Estações de Climatologia de São Leopoldo.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/380988/visualizar/