Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 10 de Junho de 2004 às 11:38

    Imprimir


A criação da Associação Amigos do Parque Cristalino será oficializada amanhã, às 18h, no Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec). Um dos objetivos da associação é a divulgação da importância desta importante unidade de conservação, considerada a mais rica em biodiversidade da Amazônia.

A idéia da associação surgiu de um grupo de pessoas ligadas a entidades de Educação, Meio Ambiente e Organizações Não-Governamentais (ONGs). Para o biólogo José Alesando Rodrigues, a Associação Amigos do Parque Cristalino ajudará na divulgação do parque principalmente à população dos municípios de Alta Floresta, Novo Mundo, Carlinda e Guarantã do Norte.

Além disso, de acordo com José Alesando, o parque vai estimular a produção e o turismo científico, como a observação de pássaros, fato que já é realidade em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na região.

Parque O Parque Cristalino, de 184.900 hectares, está situado nos municípios de Novo Mundo e Alta Floresta. De acordo com o plano de manejo, é considerado o mais rico em biodiversidade na Amazônia Brasileira, com 515 espécies de aves identificadas, sendo que 50 delas são endêmicas, 43 de répteis, 16 de peixes, 36 de mamíferos e 29 anfíbios.

Seqüestro judicial Em dezembro de 2002, o juiz federal Julier Sebastião da Silva determinou liminarmente o seqüestro judicial da região conhecida como Gleba Divisa, uma área de 423 mil hectares, onde o Parque está inserido. A decisão foi tomada após denúncia do procurador da República Pedro Taques, que constatou a ocupação irregular de grandes fazendas e projetos de assentamentos estaduais.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381082/visualizar/