Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 10 de Junho de 2004 às 11:34

    Imprimir


Paul McCartney e Ringo Starr, os únicos componentes vivos dos Beatles, negociam a venda de canções do grupo pela internet após vários anos de reticências, embora queiram manter o controle sobre canções como "Let it be" e "Yesterday".

Segundo publica hoje, quinta-feira, o jornal "The Daily Telegraph", McCartney e Starr, junto com Yoko Ono e Olivia Harrison, as viúvas de John Lennon e George Harrison, respectivamente, conversam com várias companhias fonográficas para fechar um acordo sobre a digitalização das músicas dos Beatles, o que suporia um dos contratos musicais mais esperados.

Segundo declararam ao jornal fontes da indústria fonográfica, os dois ex-membros do quarteto de Liverpool pediram "uma quantidade considerável de dinheiro" em troca de um acordo musical, ao mesmo tempo em que se mostraram interessados em não perder a tutela sobre músicas conhecidos, como "Yesterday" e "Let it be".

O mais provável é que o contrato seja assiando com a gigante Microsoft MSN, que, diz a publicação, pretende lançar no verão uma loja de música pela internet em uma feira em Austin, no Texas.

Se o acordo for assinado, os fãs dos Beatles poderiam navegar entre um enorme lista de canções, álbuns e gravações do grupo britânico, comprar e baixar o que quisessem em seus computadores pessoais.

A digitalização da música dos Beatles, que atualmente não pode ser obtida legalmente na rede, representaria, além disso, um empurrão enorme à indústria fonográfica na internet e permitiria que ela lutasse com provedores piratas, como o "Kazaa".

"Se um dos grupos mais populares da história seguir este caminho, é provável que outros também o façam", destacou uma fonte do setor.

Já saõ vendidas na internet músicas de artistas como Rolling Stones, Tom Petty, embora Madonna e Led Zeppelin continuem resistindo à tendência.

A EMI, selo proprietário das gravações originais dos Beatles e o maior do Reino Unido, pediu aos dois componentes que autorizem um acesso livre pela rede às canções dos Beatles.

"Seria fabuloso que suas canções estivessem disponíveis para todos de forma legal", declarou ao "Telegraph" Jeanne Meyer, porta-voz da EMI.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381084/visualizar/