Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 08 de Junho de 2004 às 14:42
Por: Fernando Leal

    Imprimir


Três das principais entidades assistenciais de Mato Grosso foram indicadas para receber benefícios de um programa interno a ser implantado na Assembléia Legislativa. Inserido na Resolução nº 319/04 (02.06.2004), ele estabelece a coleta seletiva de lixo, auxilia diretamente instituições que desenvolvem trabalhos importantes para a sociedade e também contribui para a preservação das florestas e do meio-ambiente. Os materiais separados seletivamente serão comercializados junto a empresas locais e os valores apurados repassados diretamente à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), à Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC) e à Fundação Abrigo do Bom Jesus (Casa dos Idosos).

“Esse trabalho pretende desenvolver uma consciência de uso racional dos nossos recursos e ainda colaborar com entidades assistenciais, por meio da destinação dos valores obtidos com a venda do material reciclável às instituições mencionadas”, disse o deputado Zeca D’Ávila (PFL), que propôs a coleta seletiva.

O acompanhamento e a fiscalização do repasse dos valores apurados ficarão a cargo da Assembléia e a distribuição será igualitária entre as instituições beneficiadas, que fornecerão recibos correspondentes. A resolução considera materiais recicláveis os seguintes produtos:

Papel: caixas de papelão, jornais, revistas, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papel timbrado, cartões, papel de fax, folhas de caderno, formulários de computador, aparas de papel;

Plásticos: copos plásticos, embalagens de refrigerante, sacos de leite;

Vidros: copos, garrafas, potes, frascos e cacos; e Metais: latas de alumínio, fios, arames, pregos, sucatas de ferro e cobre.

Na identificação dos coletores serão adotadas as cores padronizadas e os respectivos símbolos característicos de cada material:

Papel: Azul Vidro: Verde Metal: Amarelo Plástico: Vermelho

A gerência do programa de coleta seletiva será de competência da Secretaria de Administração e Patrimônio. Zeca também teve aprovada sua sugestão para que a Televisão Assembléia (TV-AL) veicule diariamente matérias, programas, entrevistas e propagandas sobre reciclagem, além do Programa de Coleta Seletiva e o repasse dos valores às entidades assistenciais. A iniciativa também é parte integrante de um amplo programa de estímulo à reciclagem e ao aproveitamento racional dos recursos disponíveis.




Fonte: Se cretaria de imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381358/visualizar/