Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sábado - 05 de Junho de 2004 às 14:00

    Imprimir


O secretário de Justiça e Segurança Pública em exercício, coronel Élcio Hardoim, nomeou o delegado Carlos Cunha, do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), para a instauração de um inquérito policial que vai apurar a fuga de 40 presos, das alas “L” e “M”, do Presídio do Carumbé, em Cuiabá. Os presos fugiram por um túnel de cerca de 25 a 30 metros. A fuga foi percebida no início da manhã de sábado (05.06), por volta das 6 horas, quando os detentos são liberados para o banho de sol. Equipes de policiais civis e militares de todo Estado já estão mobilizados no trabalho de captura dos fugitivos.

“Está sendo feito o levantamento de todos os nomes dos fugitivos, para o trabalho de recaptura”, disse o secretário. Ele informou que logo pela manhã foi feita a revista nas celas para detectar se não havia outros problemas e contagem dos presos. Segundo o secretário, a polícia está toda mobilizada na rua e a identificação dos fugitivos facilitará o trabalho de buscas.

De acordo com o secretário, o inquérito policial apurará todas as circunstâncias da fuga. “O delegado Cunha investigará todas as possibilidades, inclusive as suspeitas de facilitação”, afirmou. Segundo Hardoim, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai esperar a conclusão do inquérito para saber se houve facilitação da fuga. “Se houver culpabilidade de alguém vamos tomar as devidas providências. Além da imputação legal, terá também a imputação administrativa”, ressaltou.

FUGA – O secretário em exercício acredita que o túnel por onde os presos fugiram tinha sido cavado há muito tempo. Os 40 presos da Ala M e L fugiram por um túnel na ala M, que foi cavado ao lado da rede de esgoto. O túnel ligava a ala M à área externa do presídio, passando por debaixo do muro.

As duas alas ficam de frente. Os presos da ala L conseguiram serrar as grades da cela e passaram para a ala M, onde estava o túnel.

O secretário acredita que um dos motivos que pode ter ocasionado a fuga é o fato de a construção do Presídio do Carumbé ser muito antiga. “Ela não está dentro das novas tecnologias de construção que garantem uma segurança maior”, enfatizou.

O secretário destacou que construções de Presídios como nas cidades de Água Boa e Sinop, que vão disponibilizar mais de 600 vagas para o sistema prisional do Estado, são os investimentos que a Sejusp tem feito para melhorar o sistema. “Presos que estiverem aqui no Carumbé e são dessas regiões serão transferidos para lá”, disse.

Em relação ao Presídio do Carumbé ele complementou que a secretaria estuda alternativas para a melhoria do sistema, como ampliação, remodelação ou até uma nova construção.

COLETIVA – Neste momento, o secretário em exercício e o adjunto do Sistema Prisional, Sebastião Ribeiro, estão concedendo entrevista coletiva. Mais informações dentro de instantes.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381591/visualizar/