Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 05 de Junho de 2004 às 10:01

    Imprimir


Começaram por Alta Floresta (800 km ao Norte de Cuiabá) as ações do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, em Mato Grosso, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Na quarta-feira, a ministra Marina Silva lançou oficialmente o plano, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Alta Floresta é o primeiro município a abrigar uma das três bases operacionais com a função de monitorar desmatamento, queimadas e extração ilegal de madeira na região. A base conta com o suporte aéreo do helicóptero Esquilo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável por inspeções e diligências na região de floresta.

Outras duas bases serão montadas em Vila Rica e Juína/Aripuanã. Segundo o gerente executivo do Ibama/MT, Hugo José Scheuer Werle, cada base será formada por três profissionais: um especialista em geoprocessamento, um engenheiro florestal e um jornalista. ´Esperamos que até o final do mês as três bases estejam funcionando´, prevê Werle. Cada base será atendida por um helicóptero. Embora não tenha aeronaves suficientes para as 19 bases do plano, a ajuda virá do Ministério da Defesa.

A força aérea do Exército vai disponibilizar 15 helicópteros Pantera. As aeronaves são operadas pelo Comando de Terra, com sede em Brasília. Com exceção de Vila Rica, as bases operacionais de Mato Grosso funcionarão junto às estruturadas gerências regionais do Ibama. Segundo Hugo Werle, o Ibama vai receber um número ainda desconhecido de funcionários de outras gerências do país, que irão compor equipes junto com fiscais do órgão no Estado.

A partir de imagens de satélites de Detecção em Tempo Real (DT), o Ibama pretende dispor de uma radiografia sobre o desmatamento. O plano foi dividido em subgrupos tais como: ordenamento territorial, zoneamento socioeconômico, fomento a atividades familiares auto-sustentáveis e infra-estrutura. As bases são uma ferramenta para monitoramento e controle do desmatamento nas regiões das florestas. Ontem, o helicóptero do Ibama sobrevoou o Parque Cristalino para colher coordenadas geográficas




Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381664/visualizar/