Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 04 de Junho de 2004 às 16:10

    Imprimir


Nova Délhi - Sommnath Chatterjee, um veterano deputado comunista, foi eleito presidente da poderosa Câmara baixa do Parlamento da Índia. É a primeira vez que um comunista preside a casa. Um persuasivo orador do Partido Comunista (Marxista) da Índia, Chatterjee foi ovacionado pelos legisladores de todos os partidos depois que a líder do Partido do Congresso, Sonia Ghandi, propôs seu nome na Lok Sabha, ou Câmara baixa.

Eleito pela primeira vez para o Parlamento em 1971, Chatterjee conquistou o 10º mandato nas últimas eleições nacionais. Um renomado advogado, Chatterjee foi o único candidato ao cargo de presidente da Lok Sabha. "Em você, temos um sábio pastor para nos guiar", disse o primeiro-ministro Manmohan Sing no Parlamento.

Sua candidatura foi apoiada por Atal Bihari Vajpayee, o ex-premier, agora na oposição. A eleição de Chatterjee reflete a nova situação política do país, três semanas depois da vitória do Partido do Congresso e da esquerda nas eleições legislativas sobre o Partido Bharatiya Janata, de Vajpayee.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381698/visualizar/