Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 11:02

    Imprimir


A Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar) apreendeu hoje seis caminhões que transportavam soja convencional a granel , depois de constatado que a soja continha mistura de sementes tratadas com fungicida. Os caminhões, procedentes de Santa Catarina e do Mato Grosso, estão detidos no pátio de triagem do Porto de Paranaguá e a carga, destinada à exportação, está agora à disposição do Ministério da Agricultura.

De acordo com o diretor presidente da Claspar, Eduardo Bagio, a operação só foi possível graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto entre Ministério da Agricultura, governo do Estado e administração do Porto. No início dessa semana, o Ministério da Agricultura firmou um convênio com a Secretaria da Agricultura para evitar a contaminação da soja em grão. A medida foi tomada depois que a China constatou que a soja brasileira oriunda do Rio Grande do Sul e exportada pelo Porto de Rio Grande continha sementes de soja tratadas com fungicida.

O objetivo dessa ação conjunta é assegurar que a soja e seus subprodutos e resíduos de valor econômico, produzidos e comercializados no Paraná, tenham qualidade garantida , tanto para o consumo interno quanto para exportação.

Para emitir o Certificado Fitossanitário, o Ministério da Agricultura exige que algumas estratégias sejam adotadas. Os técnicos da Claspar, que já fiscalizavam as cargas para impedir a entrada de transgênicos no Porto, agora exigem declaração do exportador com informações de que o produto não sofreu tratamento com agrotóxicos destinados à semente.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381827/visualizar/