Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 10:55
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


O seminário “Boas Experiências na Área Ambiental”, faz parte da programação em comemoração à semana do meio ambiente, organizada pela Fema-MT. O Seminário acontece no Centro de Eventos do Pantanal, até esta quinta-feira (03.06), durante todo o dia, e aborda temas como Educação Ambiental, Licenciamento Ambiental, Gestão de Áreas Protegidas, Gestão de Recursos Hídricos e Exploração dos Recursos Naturais.

No tema “Gestão de Áreas Protegidas”, a bióloga e administradora do Parque Estadual das Dunas de Natal-RN “Jornalista Luiz Maria Alves”, Maria Socorro Borges Freire, ministrou uma palestra abordando a experiência da gestão do parque.

Para o secretário especial do Meio Ambiente e presidente da Fema, Moacir Pires, o objetivo maior desta semana é a troca de experiências que deram certo entre os Estados. “Vamos mostrar o que está dando certo aqui e aprender com as ações de sucesso dos outros Estados. Não devemos ficar só falando do que está dando errado, pois há muita coisa boa sendo feita, em prol do meio ambiente, aqui e pelo país todo”, disse o secretário.

O parque “Jornalista Luiz Maria Alves”, que possui 1.172 hectares, integra a reserva da biosfera da Mata Atlântica Brasileira e já foi visitado por mais de 650 mil pessoas, em apenas sete anos. O parque também é patrimônio norte-rio-grandense e auto-sustentável. “Nosso parque é exemplo de gestão sustentável de conservação ambiental”, afirmou a administradora.

Freire destacou as várias atividades que geram renda para o parque, que é dividido em cinco zonas distintas, incluindo o Bosque dos Namorados, com oito setores. Só no Bosque dos Namorados há auditório, biblioteca, enfermagem, exposições, anfiteatro, unidade de mostra de vegetação nativa, lanchonete, parque infantil, lago artificial, pista para trilha e Cooper e desenvolve oficinas de arte e educação ambiental. “A cada ano construímos mais serviços no parque, com recursos próprios, formando um ciclo de arrecadação e renda”, disse Freire.

O secretário especial do Meio Ambiente, Moacir Pires, também aproveitou para visitar os estandes montados para a semana do meio ambiente, no Centro de Eventos. As atividades em comemoração à semana do meio ambiente também acontecem nos parques Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, para as crianças, nos dias 04 e 05.

PARQUE MÃE BONIFÁCIA - Nos dias 04 e 05 de junho, ainda em comemoração a Semana do Meio Ambiente, será montado um circo junto ao casarão de Educação Ambiental do parque, onde serão realizadas seis atividades lúdicas diferentes: teatro, pescaria, jogos, oficina de Origami, contador de estórias e a participação de Dorotéia e sua Trupe. Cada atividade terá duração de vinte minutos de muita diversão.

Durante todo o dia 04 e dia 05 pela manhã, as atividades são destinadas às crianças de Escolas Estaduais. No dia 05, das 14h30 às 17h, as atividades são abertas a todas as crianças visitantes do Parque Mãe Bonifácia, acima de sete anos, que tenham feito inscrição prévia.

PARQUE MASSAIRO OKAMURA - As atividades no Parque Massairo Okamura também acontecem nos dias 04 e 05 de junho. O parque apresenta a peça teatral “Papo Legal na Beira do Rio”, no dia 04, das 09h às 11h45. Cada apresentação terá duração de quarenta e cinco minutos, totalizando nove apresentações.

No dia 05, as apresentações da peça “Papo Legal na Beira do Rio”, acontecem das 14h às 16h, e são abertas a todas as crianças freqüentadoras do Parque Massairo Okamura, acima de 07 nos, e que tenham feito a inscrição prévia.

As inscrições para participar das atividades nos parques, podem ser feitas no próprio parque, antecipadamente. Mais informações no site www.fema.mt.gov.br.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381829/visualizar/