Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 02 de Junho de 2004 às 15:36

    Imprimir


Foi uma verdadeira maratona de quase 20 horas de trabalhos com início na manhã de segunda-feira e término na noite de terça-feira. Ao final, cerca de 400 profissionais esportivos da Capital e de 80 municípios definiram um documento com quase 200 propostas que será encaminhado para a I Conferência Nacional do Esporte que acontecerá em Brasília entre os dias 17 e 20 deste mês. A I Conferência Estadual de Esporte foi promovida pelo Governo do Estado, através da Seel e apoio da Univag.

A conclusão dos trabalhos será feita nesta quinta-feira (04.06), na Seel, com a reunião para sistematização das propostas. “A realização desta conferência superou todas as nossas expectativas, tanto da presença maciça dos gestores esportivos, como da qualidade dos trabalhos”, observou o coordenador da conferência, Newton Geraldo Fiorenza, considerando que “não houve tempo hábil para término dos trabalhos na terça-feira e uma equipe agora trabalha na documentação das sugestões apresentadas”.

Durante a Conferência Estadual, foram debatidos oito eixos temáticos, tratando de todos os segmentos do esporte. A finalidade foi alinhavar estudos, sugestões e propostas para serem encaminhadas à Conferência Nacional com o objetivo de definir uma nova política para o esporte em todo o Brasil. A idéia partiu do Ministério dos Esportes, com a finalidade de fortalecer a categoria e evidenciar sua importância para a sociedade, assim como fazem outros setores, como saúde, educação e segurança.

Muitos temas foram expostos e os interesses exclusivamente regionais foram descartados, já que a meta é a formulação de uma política a nível nacional.

Satisfeito com a adesão maciça e a repercussão positiva da conferência, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho parabenizou os visitantes pelo interesse na renovação política das normas da categoria. “Mato Grosso foi, com certeza, um dos estados mais envolvidos com estes fóruns determinados pelo Governo Federal. Muita gente, bem mais do que o previsto, veio para contribuir e idéias brilhantes surgiram. Tenho certeza de que, dos nossos esforços, haverá muito a ser aproveitado em favor do País. A área esportiva vai passar a ocupar seu espaço com mais respeito no contexto nacional. O envolvimento nessa conferência me surpreendeu e deixou bem claro: todos têm interesse em renovar e participar”.

Algumas propostas Em cada um dos oito eixo temáticos foram definidas inúmeras propostas. No tema “Capacitação dos Profissionais” um ponto questionado foi a necessidade de reciclagem e melhor preparação dos profissionais que atuam na área. No eixo “Esporte Educacional”, uma das proposições foi a regulamentação, através de lei federal, estadual e municipal, de aulas para treinamento e educação física escolar; no quesito “Esporte e Lazer”: assegurar a construção de centros de lazer, sendo uma unidade para cada 20 mil habitantes (quadras poliesportivas, pistas de caminhada, pistas de skates, etc) e garantia de verbas da loteria para funcionamento e manutenção deste centros de lazer.

Outros eixos temáticos receberam inúmeras propostas. No tema Terceira Idade uma das propostas é assegurar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do município/Estado, recursos financeiros para construção de centros de convivência para terceira idade e reforma e espaço físico para atendimento da clientela.

Outros segmentos - Promoção da saúde: incentivar criação de secretarias de lazer nos municípios, bem como seu orçamento; Portadores de Necessidades Especiais: obrigatoriedade nos cursos de educação física a disciplina de educação física adaptada; Financiamento do Esporte: aumentar recursos financeiros oriundos das loterias para estados e municípios; Esporte, Administração e Legislação: reformulação das leis Zico e Pelé, bem como acrescentar na lei 10264/001 benefício a esportes não olímpicos com o aumento do percentual de incentivo.

No tema Esporte e Conhecimento, as propostas que ganharam maior destaque foram a reformulação da grade curricular por estar ultrapassada e inadequada ao mercado de trabalho; promover curso de curta duração para não graduados que atuam na área esportiva e até a criação de site com biblioteca nacional virtual com página de informações sobre cursos e temas na área de esporte e lazer.

A exemplo de Mato Grosso, os demais estados da União também realizaram suas conferências regionais, com o mesmo propósito. Em Brasília, os delegados escolhidos avaliarão centenas de propostas que serão filtradas. No final, as melhores idéias integrarão um documento que será encaminhado ao Governo Federal e depois ao Congresso para virar lei.




Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381896/visualizar/