Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 01 de Junho de 2004 às 17:11
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


Uma novidade está chamando a atenção de quem passa pelo saguão do Complexo I da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A mudança na rotina dos servidores e contribuintes que circulam na instituição se deve a Exposição Iconográfica “Cuiabá no Coração da América”, que aguça a curiosidade e atrai olhares. A mostra teve início nesta segunda-feira (31.05) e permanece até o fim desta semana no órgão.

Um projeto da Secretaria de Administração, a exposição busca levar aos servidores públicos um pouco da história da capital mato-grossense, traçando um paralelo entre a Cuiabá histórica e a que conhecemos atualmente. Além disso, a mostra visa divulgar o acervo do Arquivo Público do Estado.

As imagens fazem um resgate histórico e ilustram, através do preto e branco e do colorido, o passado e presente da Capital. O passeio pelas fotografias tem início no século XVIII, com imagens da cidade no tempo em que se chamava Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá.

A exposição retrata ainda a persistência dos antigos casarões, que resistem até hoje, mas que ganharam um colorido diferente do antigo cimento cru, reflexo do estilo gótico empregado nas construções. Entre as imagens é possível contemplar o antigo quartel militar, atualmente revitalizado e transformado em um centro de serviços ao cidadão: o Ganha Tempo.

Há também retratos da centenária Santa Casa de Misericórdia, que faz parte do cenário cuiabano e das Praças Ipiranga e da República, e podem ser vistas sob o olhar histórico e contemporâneo.

Para a servidora Delma Saul a exposição é muito interessante e vale como um passeio no tempo. “Sou cuiabana e mesmo assim não conhecia esse lado da cidade, que faz parte da nossa história. As imagens são muito bonitas”.

Itinerante, a exposição poderá ser vista por servidores de diversas Secretarias Estaduais antes de voltar para o Acervo Público de Mato Grosso, local de onde saiu há um mês. Segundo a expositora, Jacy Moreira Batessoto, novas visitas estão agendadas. “Nas próximas semanas as fotos serão expostas no Tribunal de Justiça, seguido do Ministério da Fazenda, Sebrae e Associação Mato-grossense de Municípios”, antecipa.

As fotos fazem parte do acervo do Arquivo Público de Mato Grosso que, juntamente com uma série de documentos históricos, estão disponíveis ao público para consulta na Avenida Getúlio Vargas, 471, ao lado do INSS.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382016/visualizar/