Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 01 de Junho de 2004 às 12:04

    Imprimir


SÃO PAULO - Os bancos de sangue de todo o Estado de São Paulo, controlados pela Secretaria de Estado da Saúde, têm passado por dificuldades desde 19 de maio, quando começou a ser divulgado o escândalo da Operação Vampiro, da Polícia Federal. Desta data em diante as doações diminuíram até 30%, o que mostra que a população está achando que há ligação entre o possível desvio de verbas na compra de hemoderivados pelo Ministério da Saúde e bolsas de sangue.

Antes das denúncias os hemocentros do Estado registravam cerca de 2.300 doações por dia, em média. Apesar de não haver relação entre o sangue doado e a compra de hemoderivados, as doações diminuíram para cerca de 1.950 por dia, queda de 15%. Mas há regiões, como Campinas e Marília, com queda de 18% e 30%, respectivamente.

Doações de sangue são utilizadas em cirurgias e transfusões. Já o material em investigação vem de indústrias estrangeiras, que processam o sangue e o transformam em medicamentos usados, por exemplo, para o tratamento de hemofílicos, explica a secretaria.

''As doações são extremamente importantes. O frio tem sua contribuição, mas a queda nestes dias de escândalo foi muito grande, o que mostra a confusão da população'', disse o coordenador da Hemorede estadual, Edison Keiji Yamamoto.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382096/visualizar/