Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Junho de 2004 às 11:48

    Imprimir


O comitê francês da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicou hoje relatório informando que o número de crianças soldados no mundo se aproxima de 300 mil, distribuídos em 20 países. Destes, 120 mil vivem na África subsaariana.

Em entrevista coletiva na presença de Carol Bellamy, diretora do Unicef, O o presidente do comitê, Jacques Hintzy, disse que "este fenômeno aumenta", visto que o número de crianças soldados era estimado em 200 mil em 1996. Este aumento se deve a "um recurso sistemático de crianças, que servem na infantaria".

Hintzy destacou ainda a "presença maciça de meninas" entre as crianças soldados. "Com exceção do Afeganistão, não há guerra sem meninas, que não apenas são utilizadas em trabalhos logísticos, mas também lutam e são vítimas de uma barbárie sexual", afirmou a funcionária.

A Unicef-França, que celebra 40 anos de existência, organiza uma campanha pela desmobilização e a reinserção das crianças soldados. Desde 1999, o Conselho de Segurança da Onu adotou cinco resoluções que condenam a utilização de crianças como soldados, o que demonstra uma "recente tomada de consciência" a respeito. Mas "é preciso ir além para impedir o intolerável e fazer a idéia das sanções avançar", insistiu Hintzy.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382100/visualizar/