Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 29 de Maio de 2004 às 18:06

    Imprimir


MACEIÓ - O Projeto Peixe-Boi em parceria com o Governo de Alagoas está realizando hoje uma importante ação de preservação do habitat natural desse mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil. A área da costa alagoana onde é proibido o tráfego de embarcações motorizadas está sendo delimitada por bóias. Esse impedimento é determinado por uma resolução normativa do Conselho Estadual de Proteção do Meio Ambiente (Cepram), em vigor desde 96.

Para o Centro Mamíferos Aquáticos (CMA/Ibama), órgão executor do Projeto em co-gestão com a Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocínio oficial da Petrobras, essa resolução é a mais bem sucedida medida de gestão costeira em todo o litoral nordestino.

Alagoas é o ponto mais meridional do mundo com distribuição destes mamíferos aquáticos da ordem dos sirênios. Estima-se que existam pouco mais de 20 indivíduos nativos na costa alagoana. Esse grupo está isolado dos outros peixes-bois marinhos do Brasil.

Ao sul de Alagoas já foram extintos todos os sirênios e ao norte, no limite com Pernambuco, há um trecho de 200 km de descontinuidade na distribuição dos indivíduos.

''Aqui o risco de extinção da espécie é iminente. Por tanto ações como esta devem ser estimuladas e valorizadas, de forma a garantir a sobrevivência de um dos maiores patrimônios biológicos da região", assegura a executora regional do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA) em Alagoas, Carolina Alvite.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382268/visualizar/