Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 14:06
Por: Nunes Maciel

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel), já vem ultimando os detalhes para a realização da I Conferência Estadual do Esporte que acontecerá na próxima semana (dias 31 de maio e 1º de junho, segunda e terça-feira), no auditório da Univag, em Várzea Grande. O evento servirá para a discussão de propostas para a I Conferência Nacional do Esporte que acontecerá em Brasília entre os dias 17 e 20 de junho. A Seel fechou as inscrições para gestores municipais nesta quinta-feira (27.05), com a confirmação de 40 representantes do interior.

Na manhã desta sexta-feira (28.05), o assessor da Seel e coordenador da Conferência Estadual, Newton Fiorenza, divulgou a programação com todos os temas que serão discutidos no encontro. Serão oito eixos temáticos que irão abordar o esporte em todos os seus aspectos. O primeiro tema será o esporte de alto rendimento, com a análise de cinco tópicos: esportes de base e formação de atletas; para-desporto, doping e esporte de aventura, além do esporte de alto rendimento.

O eixo temático 2 vair abordar o esporte educacional (escolar, universitário e Jogos da Juventude). O terceiro eixo compreenderá o futebol com os subtemas: formação de atletas, futebol feminino e segurança nos estádios. O eixo 4 discutirá o esporte, lazer e qualidade social de vida, onde se inclui a terceira idade e a promoção de saúde.

No eixo temático 5, os participantes discutirão sobre direito ao esporte e ao lazer, analisando a influência na inclusão social, esporte para deficientes, mulher e esporte e esporte x identidade cultural. O tema 6 fala de um tema interessante na atualidade: esporte, economia e negócio. Nesse eixo serão abordados o financiamento do esporte; esporte e desenvolvimento econômico; esporte, entretenimento e mídia. Outros assuntos serão: esporte, administração e legislação e, finalmente no eixo temático 8: esporte e conhecimento, onde se inclui formação profissional; esporte, ciência e tecnologia.

Devem participar da conferência representantes da Seel, Sedel (secretaria de Desporto e Lazer do município), Sistema “S” (Sesc, Sesi e Senai), acadêmicos de Educação Física, CREF (Conselho Regional de Educação Física), terceira Idade, deficientes, secretarias de Educação do Estado e dos municípios, federações, conselhos de educação, clubes, ligas, associações, universidades, Iniciativa privada e empresários, além de gestores esportivos municipais. A expectativa é para a presença de aproximadamente 300 pessoas na conferência.

A programação prevê abertura do evento às 8h30, desta segunda-feira com a palestra inaugural. A seguir, coffee break, apresentação do regimento interno e objetivos da conferência. Finalmente às 10h30 horas, começam as apresentações dos eixos temáticos. Os trabalhos dos subgrupos só serão abertos por volta das 14 horas.

Os trabalhos continuam no dia seguinte. Finalmente no período da tarde, deve ser elaborado um documento para a conferência nacional. Depois disso, haverá uma eleição para a escolha dos 23 delegados que representarão o Estado em Brasília. O encerramento está previsto para as 18 horas. Mato Grosso levará para a Conferência Nacional suas propostas e contribuições visando a formatação de uma política específica para o esporte em todo o Brasil.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382426/visualizar/