Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 13:57
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


A perfeita combinação entre cinema e pipoca foi conferida pelos servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), nesta quinta-feira (27.05), com a exibição do vídeo-documentário “Arne Sucksdorff: Uma Vida Documentando a Vida”. A apresentação transformou o saguão do Complexo I em uma verdadeira sala de cinema.

Idealizado pela radialista Bárbara Fontes, o documentário está concorrendo a prêmios com filmes da Índia, Suécia e França, entre outros indicados, no Festival Internacional de Cinema Ambiental, categoria média metragem, que acontece a partir do dia 1º de junho, em Goiás.

Antes da exibição do filme, Bárbara Fontes destacou que a Secretaria de Fazenda foi fundamental para a realização do documentário, pois foi na instituição que ela conseguiu a liberação da verba que permitiu a concretização do sonho. “Estou voltando aqui hoje para fazer uma prestação de contas visual, mostrando através do meu trabalho como foi empregado o dinheiro público”.

O vídeo documenta parte da vida do cineasta, escritor, fotógrafo, pesquisador e ambientalista sueco Arne Sucksdorff, que morou cerca de 20 anos no Pantanal mato-grossense, sendo um dos maiores incentivadores à preservação do meio ambiente, em especial a fauna e flora pantaneiras.

Nascido em Estocolmo, na Suécia, o cineasta chegou ao Brasil na década de 60. Em 1996 começou seu caso de amor com o Pantanal, casando-se com a cuiabana Maria Sucksdorff, com quem teve dois filhos. Um tema recorrente, o Pantanal faz parte ainda da maioria das fotos, livros e filmes feitos por ele.

A servidora fazendária Ana Maria Brandão, declarou que teve o prazer de conhecer o cineasta pessoalmente, uma vez que era vizinha da esposa dele, Maria Sucksdorff. “Arne era uma pessoa muito simples e que amava o Pantanal, um exemplo para nós que moramos aqui e muitas vezes não valorizamos esse patrimônio da natureza tão pertinho de nós. Me emocionei muito ao revê-lo no documentário”, recorda.

Para o assessor fazendário Múcio Ribas, a iniciativa de exibir o filme na Sefaz foi valiosa, já que leva cultura para os servidores. “Normalmente ficamos muito presos as nossas rotinas. Uma oportunidade como essa, de conhecer a vida de uma pessoa tão exemplar e importante para o Estado, não pode ser perdida. Arne fez a vida valer a pena”.

Segundo a produtora, o documentário será exibido no dia 13 de junho no Cine Sul - Rio de Janeiro, cidade onde foi realizada parte das filmagens. O vídeo-documentário foi produzido com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e teve as gravações feitas na Suécia, Rio de Janeiro, Cuiabá, Poconé e parte do Pantanal.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382427/visualizar/