Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 12:57

    Imprimir


O pintor alemão Werner Tuebke, um dos mais importantes expoentes da arte do século XX e co-fundador da escola de Leipzig, morreu nesta cidade aos 74 anos, após uma longa doença.

"A Alemanha perdeu um de seus pintores contemporâneos mais importantes e sua obra não cairá no esquecimento", disse o presidente alemão, Johannes Rau, ao saber da notícia do falecimento na noite de quinta-feira.

Com seu peculiar estilo pictórico, Tuebke transformou a diversidade da arte, inspirando-se na tradição da antiga pintura alemã sobre madeira e na arte renascentista italiana, bem como em elementos do surrealismo e do realismo socialista.

Nascido em 1929 em Schoenebeck, às margens do rio Elba (Sajonia-Anhalt, leste da Alemanha), o artista estudou na Escola Universitária de Artes Gráficas de Leipzig, cuja reitoria exerceu entre 1973 e 1976, durante o regime comunista da República Democrática Alemã.

Após a queda do Muro de Berlim e da reunificação alemã, Tuebke desenhou para a Ópera de Bonn (oeste) a cenografia para Der Freischuetz, de Carl Maria von Weber, bem como um altar para a igreja de São Salvador, em Clausthal-Zellerfeld (Baixa Saxônia, a oeste). Em dezembro de 2003, o artista decidiu entregar parte de seus arquivos pessoais ao Museu Germânico de Nuremberg (sul).

"Com seu estilo singular, Tuebke deu expressão a uma forma muito pessoal de ver a história alemã", disse a ministra alemã da Cultura, Christina Weiss.

"A Alemanha está de luto pela morte de um artista sensível e vigoroso, cuja influência permanecerá inapagável muito além do âmbito em que atuou", destacou a ministra.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382432/visualizar/